Estela Martinho e Hélder Silva brilham em Monsaraz

Estela Martinho, do OCR-Arrábida Trail Team, e Hélder Silva, do GD Alcoutim – Trail Runners, foram os grande vencedores do Sharish Monsaraz Natur Trail prova que se disputou nos terrenos à volta da medieval vila de Monsaraz.

Texto / fotos: Carlos Neves

Sharish Monsaraz Natur Trail conquistada por Estela Martinho e Hélder Silva

No Ultra Trail, na distância de 50 quilómetros, e com mais de dois mil metros de desnível positivo, Estela Martinho impôs toda a sua categoria, percorrendo o traçado do percurso em 06h20m, ficando à frente da espanhola Ana Gonzalez (equipa 101 R16), a 33 minutos e Carmen Henriques (Werun), a 46 minutos, respetivamente. Terminaram 16 mulheres.

Estela
Estela Martinho – Foto: Runtreino Estádio

Em masculinos, Helder Silva ocupou o lugar mais alto do pódio (05h03m), numa prova em que a vitória foi uma incógnita durante muito tempo tendo em conta a excelente prestação do portalegrense Gonçalo Carita (ACPortalegre/UTSM) – foi o segundo a 15 minutos. Nuno Paiva (EDV-Viana Trail), a 17 minutos, foi medalha de bronze. Concluíram o Ultra Trail de Monsaraz 86 atletas.

O Sharish Monsaraz Natur Trail, organizado pelo GD Piranhas do Alqueva, com o apoio da edilidade de Reguengos de Monsaraz, foi a primeira prova de trail runner no Alentejo depois do longo período de confinamento e por este motivo viu o seu figurino tradicional ser alterado.

Estela

Luís Campaniço e Maria Buchas vencedores do trail curto

As provas disputaram-se entre sábado e domingo.

Assim, no sábado disputou-se o Trail Curto, de 15 quilómetros, com a vitória a sorrir, em cavalheiros, a Luís Campaniço (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) e a Maria Buchas (individual). Cortaram a meta 293 atletas. Neste dia também teve lugar uma caminhada de 10 quilómetros.

Estela

No domingo, para além da prova rainha, disputou-se também o Trail Longo, de 25 quilómetros, com Inês João (Saca Trilhos Anadia) a ser a mais forte de entre as senhoras presentes e Roberto Baião (OCR-Arrábida Trail Team) a vencer a geral masculina. 232 atletas concluíram a distância.

O Sharish Monsaraz Natur Trail, que quase esgotou, durante dois dias, a capacidade hoteleira da região, cumpriu escrupulosamente o Plano de Contingência previamente aprovado pelas autoridades de saúde, com os atletas a percorrer os primeiros e últimos metros de cada prova com a máscara no rosto e as partidas foram faseadas e limitadas a 20 pessoas.

Parceiros