ESTRELA GRANDE TRAIL REGRESSA EM MAIO COM A PROVA DE 85KM 

Foto: Paulo Nunes

De 12 a 14 de maio, o Estrela Grande Trail volta a percorrer os trilhos da Serra da Estrela, este ano com a prova de 85 km e 5000 metros de desnível positivo a voltar a integrar o programa.

Leia também

OS 85 KM ESTÃO DE VOLTA AO ESTRELA GRANDE TRAIL!

Mais informações sobre o EGT no site oficial.

Fonte: Ana Águas
Foto: Paulo Nunes

Estrela Grande Trail volta a incluir a exigente prova de 85 km

A organização do Estrela Grande Trail, liderada pelo atleta Armando Teixeira, não ficou indiferente aos pedidos dos atletas e este ano voltou a incluir no programa do evento a exigente prova de 85 km com 5000 metros de desnível positivo.

É o regresso da mítica, mas também do Estrela Grande Trail ao Circuito Nacional de Trail Ultra da Associação de Trail Running de Portugal.

Esta é uma prova que pretende mostrar a região da Serra da Estrela ao mundo através do trail running, num evento que alia a competição e o lazer de forma perfeita.

Por isso, e porque também somos atletas, decidimos investir novamente no grande desafio que é colocar, de forma segura e sustentável, os 85 km do EGT a rolar pelos trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela”, justifica Armando Teixeira.

Foto: Paulo Nunes

Promover a região como local ideal para o turismo desportivo de natureza

Quando a organização e as duas autarquias coorganizadoras – Manteigas e Gouveia – têm em comum o desígnio de promover a região como local ideal para o turismo desportivo de natureza, contribuindo para o seu desenvolvimento e para o atenuar dos efeitos – ainda visíveis – dos incêndios que assolaram a Serra da Estrela no ano passado, é com naturalidade que o Estrela Grande Trail assume o equilíbrio entre a vontade de levar pessoas à região e a garantia de sustentabilidade.

Estamos focados, em conjunto com as autarquias e os patrocinadores, em contribuir ativamente para a recuperação da nossa serra e para a sua afirmação, enquanto local privilegiado para a prática do trail running, no contexto do turismo desportivo de natureza, sempre sem perder de vista a noção de sustentabilidade e inclusão”, acrescenta Armando Teixeira.

Foto: Paulo Nunes

Assim, além de esta preocupação ser visível em cada decisão da organização, do ponto de vista técnico, houve ainda um esforço conjunto com os municípios de Manteigas e de Gouveia e com os patrocinadores, também eles com uma forte política de sustentabilidade ambiental, para incluir atividades no programa que mostrem a Serra da Estrela e contribuam para a sua recuperação.

É o caso da Caminhada Estrela Geopark (8km); do Estrela Trail Kids e Estrela Solidário, que se juntam aos habituais Estrela Orion Belt, de 43 km, com 2500 metros de desnível positivo; O Estrela Taurus, de 26 km com 1300 metros de desnível positivo; o Estrela Ursa Minor, de 15 km com 800 metros de desnível positivo.

Parceiros

Deixe um comentário