Expocentro em Pombal recebe Nacionais de Clubes
O Pavilhão da Expocentro em Pombal recebe este fim-de-semana, 19 e 20 de fevereiro, a final dos Campeonatos Nacionais de Clubes, em pista coberta, com a realização da I e da II Divisões.
Leia também
Vagos recebe recordistas nos Nacionais de Lançamentos longos
Texto: Federação Portuguesa de Atletismo
32 equipas, 22 clubes vão disputar na Expocentro os títulos de campeões
São 32 as equipas, em representação de 22 clubes, que vão disputar na expocentro em Pombal, o título de campeão nacional de I divisão e de II divisão, na mais importante competição coletiva em pista coberta, que se iniciou em 1994.
Este ano, a prova volta ao formato anterior (duas divisões, com oito equipas em masculinos e outras tantas em femininos), depois de no ano passado ser disputada por 15 equipas, separadas em dois grupos, que competiram em fins-de-semana diferentes, com o Sporting a triunfar nos dois géneros, perante a ausência do Benfica.
Nesta 29.ª edição dos Campeonatos, o Sporting apresenta-se de novo como favorito ao título em femininos, algo que já conquistou em 26 ocasiões, mas enfrentará a oposição do Benfica, que nos últimos 10 anos venceu a prova oito vezes.
O pódio feminino de 2022 será certamente diferente do ano passado, em que o Jardim da Serra foi segundo e o Fátima terceiro classificados, uma vez que esta última equipa irá disputar a segunda divisão.
Abre-se assim espaço para que Sporting de Braga e Juventude Vidigalense possam lutar por esses lugares, sem esquecer o histórico JOMA.
Em masculino vários pretendentes na luta pelo último degrau do pódio
No que concerne ao pódio masculino, Benfica e Sporting lutam pelo título com o último degrau a ser muito disputado, perfilando-se as formações do Sporting de Braga e do Jardim da Serra como mais bem apetrechadas, sem esquecer os históricos, CA Seia e Juventude Vidigalense.
Quanto à segunda divisão, como referimos não se disputou em 2021, estando tudo em aberto, registando-se a certeza da presença dos campeões de 2020, a Casa do Benfica de Faro e o Grupo Recreativo Eirense.
As competições serão separadas no horário, com a segunda divisão a abrir o programa no sábado, a partir das 13 horas e no domingo a partir das 12 horas, enquanto a primeira divisão tem a primeira jornada no sábado a partir das 15h20 e no domingo a partir das 15 horas.
Estes Campeonatos terão transmissão direta em streaming nas páginas de Youtube e Facebook da FPA.
As informações sobre o regulamento, programa-horário e equipas participantes são recolhidas na página da competição no site da Federação Portuguesa de Atletismo, com os resultados em direto na plataforma FPA Competições nos espaços da I Divisão.