EXTREME 90K ULTRAMARATHON BATE TODOS OS RECORDES

Foto: Bruno Batista
Extreme 90k Ultramarathon bate todos os recordes, e é já uma prova consolidada nesta sua terceira edição!
A organização quer dois mil atletas no próximo ano, para comemorar a 10ª edição da Gerês Extreme Marathon.
Mais de 1.500 atletas rumaram ao Parque Nacional Peneda-Gerês, para três dias de evento, na “Mais bela e dura maratona do Mundo!“.
Tudo começou na Sexta-feita dia 1, com a Extreme Mile, onde tiveram recorde de inscritos, e onde os atletas tinham pela frente uma milha vertical.
Com partida na Central Hidroeléctrica de Vilarinho das Furnas e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento o grande vencedor da Extreme Mile foi Fábio Rodrigues que só precisou de 00:20:13 para percorrer a totalidade do percurso e colocar-se no primeiro lugar do pódio.
Já no lado feminino foi Fátima Buchas, com o tempo de 00:22:58, quem se sagrou vencedora.
Extreme 90k é já uma prova consolidada nesta sua terceira edição
Na manhã de sábado, foi a vez da Extreme 90k, uma Ultra Maratona de 90 quilómetros em estrada, entre o Santuário da Peneda e a Vila do Gerês.
Foram batidos todos recordes, quer de participação, quer de tempos masculinos e femininos.
O primeiro atleta a cortar a meta na Vila do Gerês foi Emílio Carvalho, da Olímpico Vianense, com o tempo de 6:58:04.
Em segundo ficou o Óscar Mendes, da equipa Águias de Alvelos, com 07:01:16 e, no terceiro lugar Nuno Paiva, da equipa DAP Trail Team, com 07:11:02.
Já no sector feminino, Cristiana Ferreira, foi a mais rápida a completar estes incríveis 90k com o tempo de 07:58:21.
Em segundo ficou Carla Pereira, do Olímpico Vianense , com 08:22:28, e a fechar o pódio Sofia Vieira, do Clube Desportivo de Espite, com 08:47:07.
Daniel Santos e Patrícia Carreira vencem distância rainha do evento
Domingo às 9h foi dada a partida da prova rainha 42km e dos 14km, com as provas 21km e 32km a partirem logo de seguida.
O primeiro atleta a cortar a meta na distância de 42 Km foi o Daniel Santos em 02:46:59, EDV Viana Trail, que pela primeira vez vence a prova rainha do evento, não dando hipótese aos seus mais diretos concorrentes.
Partilharam o pódio os atletas Ruben Veloso, do Minho e Lima Trail com 02:50:19 em 2º lugar e, no 3º lugar, o Pedro Lopes, do Juventude Ilha Verde com o tempo de 02:52:30.
Nas concorrentes femininas, foi Patrícia Carreira, do Clube Desportivo de Espite, quem conquistou o lugar mais alto no pódio com 03:25:09.
Seguiram-se Fátima Oliveira, do Fisioactive Team, com 03:35:40 e Gisela Sousa, do AD Marco 09, com 03:36:51.
A Gerês Extreme Marathon contou também com mais três provas em diferentes distâncias: 32 Km, 21 Km e 14 Km. Todas as provas tiveram partida e chegada no centro da Vila do Gerês.
Em mais um ano consecutivo, a Gerês Extreme Marathon mostra ser uma óptima oportunidade para dar a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal.
As suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia, não só aos milhares de atletas nacionais que participam e suas famílias, bem como aos atletas internacionais, cuja participação vai aumentando ano após ano.
Revela-se assim um importante porta-estandarte na promoção de Portugal, do Minho e em particular do Parque Nacional Peneda-Gerês!
Nas restantes provas competitivas os resultados foram os seguintes:
André Alves e Célia Neto venceram os 14 km (masculino)
André Alves (C.F Os Belenenses) – 00:51:41 foi o vencedor masculino, com o segundo lugar a ser conquistado por Leonel Barros – 00:52:02 e o terceiro foi para Ramiro Ribeiro (NBA Barrosas) – 00:54:01
Célia Neto (OPraticante.pt) – 01:02:56 foi a vencedora feminina isolada, acompanharam-na no pódio Mafalda Barata (Individual) – 01:05:54 e Ana Aleixo (JOBRA – Associação Jovens da Branca) – 01:09:05
A representante do nosso órgão de Comunicação OPraticante.pt – Célia Neto, após concluir a sua prestação referiu
“Como disse em público, terminar o ano, no Reino encantado do Carlos Sá é mágico. É sentir antecipadamente o Natal pelas estradas do Gerês …
Aquela enorme envolvência, o frio, o gêlo, a vibração dos atletas e dos apoiantes, os gritos, os aplausos, o artesanato característico do gerês, deram mais alegria e côr a esta prova.
Gerês Extreme Marathon é simplesmente um verdadeiro desafio no meio de uma beleza natural inconfundível e inigualável, como é esta região.
Ela reúne na verdade todos os ingredientes necessários para qualquer atleta ficar apaixonado pelo Gerês.“
Eu não fiz a Maratona, mas quem fez só me dizia: “Célia é mesmo dura, tem tanto de beleza como de dureza, tens que ganhar coragem para este desafio“.
Talvez um dia…
Confesso que se existisse a nível nacional na TV um concurso, intitulado “As 7 corridas mais bonitas de Portugal”, – Gerês Extreme Marathon era uma das 7 escolhidas para o concurso.“
Nos 21Km venceu João Ferreira e Paula Soares
Nos 21 km a final foi emocionante com João Ferreira (Airorun) – 01:16:20, a levar a melhor sobre Amândio Ferreira (Quebraritmo) – 01:16:32, Nuno Campos (FurFor Running Project) – 01:18:02 completou o pódio.
Na prova feminina a diferença entre as duas primeiras foi ainda menor, com Paula Soares (Saca Trilhos Anadia) – 01:35:56 a ser a vencedora.
Nos lugares seguintes por Mariana Machado (Associação Moinho Vermoim ) – 01:36:02 e Paula Lage (FurFor Running Project) – 01:40:10.
Adelino Sousa e Benedita Ferreira vencem os 32Km
O vencedor dos 32 km foi Adelino Sousa, que percorreu a distância em 02:10:52, correndo como individual.
Avelino Macedo ( Minho e Lima Trail ) – 02:13:51 e Vitor Rito ( Running Espinho ) – 02:14:41, ocuparam os lugares seguintes no pódio.
Benedita Ferreira, a correr como individual fez o tempo de 02:57:06, em 2º e 3º lugar respectivamente Arlete Santos ( JOBRA – Associação Jovens da Branca) – 03:01:19 e Julia Alves ( Linces de Montemor ) – 03:09:41.
A Carlos Sá Nature Events contou com o apoio dos Municípios de Terras do Bouro, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Melgaço, Turismo de Porto e Norte de Portugal e da ADERE Peneda-Gerês, assim como de vários patrocinadores, tais como IMPETUS, OZ Energia, FYKE, Águas Fastio, Chocolates Avianense, Libargel, Ecomobile e Gold Nutrition.
Voltaremos a percorrer as ruas do Parque Nacional da Peneda-Gerês de 30 de Novembro a 1 de Dezembro de 2024, na 10ª Edição! Não percas!