Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Percurso duro e belíssimo, Fantástico, Espetacular, Trail

« Fantástico, Espetacular, Percurso duro e belíssimo, Excelente organização. » Estas eram muitas das palavras que se ouviam no final das várias provas.

Melgaço Alvarinho Trail – Fantástico, Espetacular, Percurso duro e belíssimo

Melgaço recebeu ontem mais de 1400 atletas que participaram no IV Melgaço Alvarinho Trail (MAT) – Quintas de Melgaço, oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países.

Foto: Marco Barbosa

Do Rio Minho, a menos de 40 metros de altitude, ao Planalto de Castro Laboreiro, onde se superaram os 1.300 metros de altitude, os atletas confrontaram-se com muitas dificuldades no percurso, mas com condições fantásticas que os motivaram a alcançar a meta.

«Desde a primeira edição que temos tido uma subida exponencial de participantes.
Tem sido tudo feito de forma paulatina e com muito trabalho árduo.
Queremos continuar a cimentar a qualidade do Alvarinho Trail em Melgaço.
Temos condições de excelência, mas isso sempre com elevado espírito de humildade”, conta o diretor da prova, Igor Moreira, acrescentando que o evento «É fruto de uma equipa excelente e sem eles nada seria possível!»

Foto: Marco Barbosa

A cada ano, a organização fica satisfeita com a elevada adesão. Recorde-se que o MAT nasceu em 2015, numa iniciativa pioneira que tinha como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e as populações locais, mas rapidamente superou todas as expectativas: a primeira edição contou com cerca de 250 atletas, a segunda com cerca de 300, e em 2017 o MAT triplicou o número de participantes, cerca de 900. Agora já são mais de 1400.

As paisagens deslumbrantes, a tranquilidade da natureza, a adrenalina dos vários percursos, e, claro, a deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, são as razões que motivam os entusiastas a participarem no Melgaço Alvarinho Trail.

Foto: Matias Novo

Quatro provas:

Um Ultra Trail de 47Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100 e no Campeonato Regional de Trail Ultra da Associação de Atletismo de Viana do Castelo);

Um Trail Longo de 27Km (inserida no Circuito Nacional de Trail Séries 100);

Um Trail Curto de 17km;

Uma Caminhada de 13Km.

As provas de Ultra Trail e Trail Longo estiveram, pelo 2º ano, incluídas no Prozis Campeonato Nacional 2018 da ATRP.

O MAT percorreu as freguesias da Vila, Chaviães, Fiães, Roussas, S. Paio, Paderne e Prado. Ricardo Silva (EDV – Viana Trail) e Paula Lage (Individual) foram os grandes vencedores.

Foto: Marco Barbosa

Ultra Trail

Femininos

Paula Lage a correr pela equipa do Dr.Merino / 4moove, necessitou de 6h30m03s para concluir o percurso, Goreti Correia – Amigo Trail Run – 6:38;13 e Rosália Silva – Team Lantemil – 6:39;10 obtiveram o 2º e 3º lugar.

Masculinos

Ricardo Silva – EDV – Viana Trail foi o vencedor concluindo em 4:54;57, seguiu-se Bruno Ribeiro – Águias de Alvelos – 5:07;46 e Leonel Cunha – Trail Team Bifase – 5:11;30.

Foto: Matias Novo

Trail Longo

Femininos

A vencedora foi Catarina Alves – Coimbra Trail Running – 3:28;48, completaram o pódio Cláudia Moreia – AD Amarante Trail Running – 3:32;11 e Andreia Almeida – Fridão sem limites – 3:36;44.

Masculinos

Venceu Álvaro Silva – Fridão sem limites com 2:30;04, com os lugares seguintes a serem conquistados por Vítor Costa – AD Amarante Trail Running – 2:30;04 e Paulo Mesquita – EDV – Viana Trail – 2:38;29.

Foto: Bia Martins

Trail Curto

Femininos

Paula Soares – AD Amarante Trail Running – 2:03;20 venceu folgadamente, Paula Costa do CAAV / Trail – 2:21;00 obteve o 2º lugar e o 3º lugar foi para Manuel Machado do Cyclones – 2:24;44.

Masculinos

Diogo Pinheiro do Coimbra Trail Running com 1:45;32 foi o primeiro, com os lugares seguintes no pódio a serem obtidos por Cristiano Santos – AD Amarante Trail Running – 1:50;00 e Jorge Costa – individual – 1:57;32.

Os resultados podem ser consultados aqui!

Foto: Bia Martins

Por estes dias, foram muitos os que descobriram o que Melgaço Tem. Quem se deslocou ao Município Mais Radical de Portugal, aproveitou para descobrir e conhecer a região, a sua gastronomia, cultura, história e costumes, alavancando assim a economia local.

«O MAT tem um enorme impacto na economia local, sendo mesmo um impulsionador de novas transações comerciais.
Os atletas ficam fascinados com Melgaço e, mais tarde, acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada», atenta José Adriano Lima, Vereador da Câmara Municipal de Melgaço, com o pelouro do Desporto.

Foto: Fernando Ramos

A iniciativa, da organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM, contou com o apoio do Município de Melgaço, da Melgaço Radical, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, e ainda com o patrocínio de diversas entidades. As Quintas de Melgaço foram o patrocinador oficial do evento, associando-se nesta edição ao nome do evento.

Todas as fotografias do evento estão disponíveis na página de Facebook Melgaço Alvarinho Trail.

Texto: Gabinete de Comunicação e Imagem Município de Melgaço
Fotos: Bia Martins / Fernando Ramos / Marco Barbosa / Matias Novo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta