FERNANDES VESTE AMARELA E GALVEZ TRIUNFA

Luís Fernandes é o camisola amarela - Foto: Igor Martins / Global Imagens
Luís Fernandes é o novo camisola amarela do 32.º Grande Prémio JN.
A quinta etapa da prova, com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, foi vencida por Jorge Galvez, mas o ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista chegou na fuga do dia e assumiu a liderança da geral.
Leia também
SALGUEIRO VENCE E SILVA ASSUME AMARELA
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Jorge Galvez triunfa em Gondomar e Luís Fernandes veste amarela
A tirada de 144,7quilómetros teve bem cedo a primeira ameaça na frente de corrida, com uma tentativa de fuga com 27 ciclistas, que acabou rapidamente anulada, tal como uma tentativa de Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), pouco depois.
No entanto, ao quilómetro 25, um grupo de 13 corredores já tinha conseguido destacar-se e rolava com 55 segundos de vantagem sobre o grupo principal.
O grupo era formado por Maurício Moreira, Luís Mendonça e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Henrique Casimiro (Efapel), Hugo Nunes e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé), António Ferreira e José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Francisco Campos e Pedro Pinto (Fonte Nova-Felgueiras), que iam ganhando vantagem quilómetro após quilómetro, com alguns ciclistas a surgirem mais tarde numa posição intermédia.
Os 13 fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 11 minutos, já com 91 quilómetros percorridos.
A partir daqui o pelotão foi reduzindo distâncias, mas ficou sempre longe de alcançar a fuga, que entrou nos últimos cinco quilómetros com uma vantagem de 4m30s.
Nos últimos metros, Jorge Galvez destacou-se dos demais e venceu a etapa, seguido de Luís Mendonça e Rafael Reis, que chegaram três segundos depois e completaram o pódio por esta ordem.
Luís Fernandes passou a ser o líder da classificação geral
Tudo somado, Luís Fernandes, que chegou em nono, a oito segundos, passou a ser o líder da classificação geral do Grande Prémio JN, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis, segundo na geral e líder nas metas volantes, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro, terceiro na geral.
Nas restantes classificações, Luís Mendonça lidera nos pontos, César Fonte na montanha, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude e Hugo Nunes no combinado e nos sprints especiais.
Na geral por equipas, a líder é a Glassdrive-Q8-Anicolor.
O 32.º Grande Prémio JN continua esta quinta-feira, com uma etapa de 137,1 quilómetros, entre o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz.
A partida está agendada para as 12h e a chegada, no melhor tempo, prevista para as 15h20.