Figuras internacionais de pista competem em Sangalhos
O Troféu Internacional Litério Marques leva ao Velódromo Nacional, Sangalhos, alguns nomes cimeiros do ciclismo de pista mundial, no próximo fim de semana. Todos os medalhados do ciclismo português em Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos serão homenageados no próximo sábado, também no Velódromo, no jantar comemorativo do 116.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, durante o qual serão também entregues os prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.
A competição de classe 1 internacional decorre no sábado, das 9h00 às 13h40 e das 15h45 às 20h30, e no domingo, entre as 9h00 e as 15h00. A entrada é gratuita e permite aceder a um espetáculo de alto nível, que inclui corredores medalhados em Campeonatos do Mundo e da Europa de elite.
Estão inscritos ciclistas oriundos de dez países: Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Ucrânia.
A seleção francesa vai apresentar-se com uma equipa de primeiro nível, sobressaindo François Pervis, atual bicampeão do mundo e vice-campeão da Europa de keirin. É um corredor cujo palmarés conta com seis títulos mundiais e com dois recordes do mundo. Outros gauleses a merecer olhar atento são Quentin Lafarge, terceiro classificado na prova de velocidade do último Mundial, e Virginie Cueff, vice-campeã europeia de keirin.
O polaco Adrian Teklinski, terceiro classificado na corrida de scratch do recente Campeonato da Europa, é outro dos medalhados presentes. Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior, em 2014, também competirá.
Homenagem aos Medalhados
No sábado, às 20h00, inicia-se o jantar comemorativo do 116.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, a mais antiga federação do desporto nacional. A ocasião será aproveitada para homenagear os ciclistas que conquistaram medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa e em Jogos Olímpicos, sendo-lhes atribuído o título de Sócio de Mérito da Federação.
Serão agraciados Cândido Barbosa, campeão europeu de esperanças em 1996, Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior em 2014, Micael César, campeão mundial e europeu júnior de BMX em 2005, Nelson Oliveira, vice-campeão mundial sub-23 de contrarrelógio em 2009, Rafael Reis, medalha de bronze na prova de fundo para juniores do Campeonato da Europa de 2010, Ricardo Marinheiro, vice-campeão mundial júnior de XCO em 2009, Rui Oliveira, vice-campeão mundial júnior de scratch em 2013 e Sérgio Paulinho, vice-campeão olímpico de fundo em 2004. Já foram anteriormente distinguidos Rui Costa, campeão mundial de fundo na categoria de elite em 2013, Carmo Carvalho e Ivone Carvalho, campeãs mundiais de ciclismo artístico em 1990, 1993 e 1998, e José Poeira, responsável técnico por várias das medalhas conquistadas pelo ciclismo português.
Também com a Medalha de Sócio de Mérito serão homenageados os dirigentes e ex-dirigentes Henrique Castro, José Calado e Vítor Pedroso, assim como a Eduardo Marçal Grilo. Artur Lopes receberá o diploma de Presidente Honorário e Francisco Manuel Fernandes o de Vice-Presidente Honorário.
A cerimónia contará ainda com a entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais a Gustavo Veloso, Ciclista do Ano, W52-Quinta da Lixa, Equipa do Ano, e Hélder Oliveira, Équipier do Ano.
Mais eventos oficiais
19 de dezembro, 21h00: Passeio Luzes de Natal, Funchal, Madeira
20 de dezembro, 9h00: Passeio de Natal – Nos Trilhos de Santa Marta, Santa Marta Penaguião
20 de dezembro, 10h00: Passeio de Artes, Ofícios e Saberes de Vimioso
Texto e foto de: F.P.C.