GDESSA / Barreiro faz história na Europa

GDESSA

GDESSA / Barreiro faz história com vitória na estreia das competições europeias

O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA)/Barreiro fez história na sua estreia nas competições europeias de clubes, em basquetebol, ao vencer o primeiro jogo, de sempre, na Eurocup feminina, frente ao Basketball Nymburk, da República Checa.

GDESSA faz história com vitória na Europa e meio século depois ….

Depois de uma série de três jogos “fora de portas”, a equipa escolar regressa a “casa” para os dois últimos embates da fase de grupos, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, às 20h30, com:

Virtus Eirene (Itália) – quinta-feira, 23 de novembro;

KSC Szekszard (Hungria) – quarta-feira, 29 de novembro.

A primeira vez das “escolares” do Barreiro nesta prova, Campeãs Nacionais da Liga Feminina e vencedoras da Taça de Portugal 2016/17, marca o regresso de equipas do Barreiro às competições internacionais após mais de meio século do último encontro internacional realizado por uma equipa do Concelho na modalidade.

A história da GDESSA

Foi em finais de 1981 que timidamente se deram os primeiros passos, no sentido de lançar e consolidar junto das alunas da Escola Secundária de Santo André, as raízes duma prática orientada e regular do Basquetebol.

Atendendo à inexistência no concelho do Barreiro de qualquer equipa apostada no desenvolvimento do Basquetebol feminino, pareceu ser um campo óptimo de trabalho e resolveram assim, nesse ano, arrancar com uma equipa participando a nível escolar.

A equipa do GDESSA à chegada da Republica Checa acompanhada da Vereadora do desporto, da C.M Barreiro, Sara Ferreira

Lenta e seguramente, foram aumentando o número de alunas envolvidas neste projecto, participando com equipas em competições escolares e posteriormente federadas, de tal forma que podem neste momento orgulhar-se de ser o maior Clube a nível do Basquetebol Feminino em todo o Distrito de Setúbal, quer pelo número de equipas que movimentam (9 equipas e 160 Atletas federadas), quer pelos resultados competitivos que tem vindo a obter.

Também a nível Nacional, tem um nome conhecido por todo o País (incluindo Regiões Autónomas), sendo reconhecidos como um dos maiores Clubes Nacionais no Basquetebol Feminino.

 

Constituição do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André – GDESSA

Esta dinâmica de sucesso, obrigou a que os limites da Escola fossem necessariamente extravasados, levando por um lado à constituição de uma associação desportiva autónoma e de pleno direito (Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André – GDESSA), cujo processo de constituição e legalização ficou concluído em 1989, e por outro lado à abertura de todas as suas Equipas a atletas não necessariamente alunas da Escola.

Embora ganhando em dimensão e em qualidade, o trabalho que vêm realizando continua fiel a princípios formativos e de coerência com os valores que na sua perspectiva uma instituição desta natureza deve privilegiar.

A aposta inequívoca na formação de jogadoras tem sido e continuará a ser uma obsessão dos dirigentes e técnicos do clube, pois este não faz qualquer sentido sem equipas de formação com qualidade e com muitas praticantes.

Só assim é possível orientar competitivamente todas as equipas, no sentido de se pensarem em resultados competitivos com significado nos escalões de juniores e Seniores, ao mesmo tempo que se vai “alimentando” a equipa principal do clube com jogadoras vindas das equipas de formação que movimentam.

Os inúmeros títulos distritais obtidos em iniciadas e cadetes são consequência do trabalho e não um objectivo.

GDESSA

Reconhecimento do trabalho desenvolvido

Pelo trabalho que tem realizado e pelos resultados obtidos foi-lhes atribuída, pela Câmara Municipal do Barreiro, a MEDALHA DE OURO MUNICIPAL DE MÉRITO DESPORTIVO.

Pelo valioso contributo prestado ao desporto juvenil nomeadamente na modalidade de BASQUETEBOL foi-lhe atribuída uma destinção pública, ao abrigo do programa “RECONHECER O MÉRITO” pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Foi-lhes também atribuído em vários anos consecutivos pela Federação Portuguesa de Basquetebol o Prémio Cremildo Pereira por ser o clube a nível nacional com mais atletas do escalão Mini Femininos inscritos.

Clube no facebook.

Parceiros