Grand Slam de Tbilisi com Joana Ramos de Bronze

Joana Ramos

Joana Ramos

Cumpriu-se esta sexta-feira, 26 de março, o primeiro dia do Grand Slam de Tbilisi 2021, com 6 Judocas Lusos nos tatamis georgianos e uma Medalha de Bronze conquistada.

Nos próximos três dias, 464 Atletas (253 Masculinos e 211 Femininas) de 80 Países combatem em busca dos muitos pontos em disputa rumo à qualificação olímpica.

A capital da Geórgia viu o seu habitual Grand Prix ser elevado a Grand Slam em 2021, recebendo os Melhores Judocas do Mundo até este domingo, 28 de março.

Página da Federação Portuguesa de Judo

Grand Slam de Tbilisi destaque para Joana Ramos de Bronze

Neste dia inaugural combateram os Judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, com 6 Atletas Lusos em ação:

Joana Ramos (-52 kg) iniciou a sua caminhada com um triunfo perante Taciana César (29ª do ranking mundial), de Guiné-Bissau, com um duplo ‘wazari’.

Somou a sua segunda vitória contra a jovem britânica Yasmin Javadian (222ª do ranking que foi Bronze no Europeu de Juniores em 2019), com um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’.

Nos quartos-de-final, encontrou a Campeã Europeia Odette Giuffrida. A italiana que ocupa a 4ª posição do ranking mundial, pontuou um ‘wazari’ perto do primeiro minuto de combate e conseguiu gerir a vantagem até ao final.

Nas repescagens, a Judoca Portuguesa eliminou a jovem holandesa Naomi Van Krevel (52ª do ranking que também foi Bronze no Europeu de Juniores em 2019) com um duplo ‘wazari’, garantindo a presença no Bloco de Finais.

O seu último e derradeiro combate do dia, contra a nº10 do mundo, Larissa Pimenta, foi marcado pelo equilíbrio.

No ‘golden score’, com duas penalizações para cada lado, foi a brasileira a somar o terceiro ‘shido’.

Com este resultado, Joana Ramos conquista a Medalha de Bronze.

Grand Slam de Tbilisi
Joana Ramos no pódio

Catarina Costa a alcançar o 5º lugar

Catarina Costa (-48 kg) começou a prova na 2ª ronda, onde eliminou a judoca azeri Leyla Aliyeva (31ª do ranking mundial) com duplo ‘wazari’.

Nos quartos-de-final, perante a italiana Francesca Milani (42ª classificada do ranking) o confronto revelou-se equilibrado, mas a Atleta Portuguesa somou o terceiro ‘shido’ (penalização) no ‘golden score’, perdendo o combate.

Regressou às vitórias na repescagem, onde derrotou a jovem belga Lois Petit (105ª do rakning) por ‘wazari’ aos 13 segundos do período de ‘ponto de ouro’.

Na luta pelo Bronze, contra a 12ª do ranking, Marusa Stangar, após 2 minutos equilibrados, a eslovena conseguiu imobilizar a judoca conimbricense e pontuar o ‘ippon’.

Com este resultado, Catarina Costa alcança a 5ª posição.

Outros portugueses em competição

Wilsa Gomes eliminada na segunda eliminatória

Na categoria -57 kg, Wilsa Gomes (-57 kg) somou uma vitória na primeira ronda, eliminando a jovem húngara Andrea Karman (114ª no ranking) com um ‘wazari’ marcado em período de ‘ponto de ouro’.

Na eliminatória seguinte, não conseguiu ultrapassar a nº20 do ranking mundial, Daria Mezhetskaia (Campeã Europeia em 2019), sofrendo duplo ‘wazari’ da russa.

Primeiro combate fatal para Joana Diogo

Joana Diogo (-52 kg) estreou-se perante uma das cabeças-de-série da competição, Chelsie Giles.

A atleta britânica, 11ª do ranking, mostrou-se superior e alcançou o ‘ippon’ perto do primeiro minuto do combate.

Rodrigo Lopes ficou-se pelo primeiro combate

Nos -60 kg, Rodrigo Lopes defrontou o 38º classificado do ranking mundial, Karamat Huseynov, no seu combate inaugural.

Após um confronto equilibrado, com um ‘wazari’ para cada lado no marcador, foi o judoca azeri que conseguiu pontuar no ‘golden score’.

Primeiro adversário foi superior a João Crisóstomo

João Crisóstomo (-66 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Bozhidar Temelkov (nº50 do ranking mundial), da Bulgária, que triunfou por ‘wazari’.

Recordamos que Portugal está presente no evento com 11 Atletas (6 Femininas e 5 Masculinos):
Catarina Costa (-48 kg),
Joana Diogo (-52 kg),
Joana Ramos (-52 kg),
Wilsa Gomes (-57 kg),
Joana Crisóstomo (-70 kg),
Rochele Nunes (+78 kg),
Rodrigo Lopes (-60 kg),
João Crisóstomo (-66 kg),
João Fernando (-73 kg),
Anri Egutidze (-81 kg)
e Jorge Fonseca (-100 kg),
que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Os combates recomeçam este sábado, 27 de março, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas.

Joana Crisóstomo, João Fernando e Anri Egutidze são os 3 Judocas que representam Portugal no segundo dia prova.

Os combates no o Grand Slam de Tbilisi 2021iniciam-se às 10h00 locais (06h00 em Portugal Continental).

Parceiros

Deixe uma resposta