Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Grande Trail da Serra D’Arga uma referência no trail

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events e conta ainda com a colaboração das Câmaras Municipais de Caminha e Viana do Castelo, Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo e de OPraticante.pt como média.

Grande Trail da Serra D´Arga

A apresentação oficial da prova terá lugar no dia 8 setembro, em São Lourenço da Montaria.

Foto: Susana Luzir

Provas:

No dia 8 de setembro decorrerá GTSA Desafio Vertical – Trilho VS Estrada.

GTSA Desafio Vertical Trilho – Tem início às 10h00 em Estorãos e termina no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+.

GTSA Desafio Vertical Estrada – Tem início às 10h00 em S. Lourenço da Montaria e termina no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 7km de distância com 550m D+.

Foto: Susana Luzir

1º dia de competição

No dia 21 de setembro decorrem em simultâneo duas provas competitivas: o Ultra Trail 55 km (a prova rainha deste evento) e o Trail Longo 37 km. Estas provas são circulares, com partida e chegada ao centro da freguesia de Dem.

Ultra Trail 55 km – Tem início às 8h00 e percorre trilhos da magnífica Serra d’Arga na distância de cerca de 55 km, com um desnível acumulado de 6 000 metros, tendo início e fim no centro da freguesia de Dem. Esta fantástica prova passa por várias aldeias preservadas como S. João d’Arga, Mosteiro S. João de Arga, Arga de Baixo, Arga de Cima, Cerquido, S. Lourenço da Montaria (com o seu fantástico rio Âncora) e Dem, pertencentes a três concelhos: Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Foto: Susana Luzir

Trail Longo 37km – Para os atletas apurados para o Campeonato Nacional de Trail a prova tem início às 08h30. Para os restantes atletas a prova iniciará às 9h00. Com uma distância de cerca de 37km e um desnível acumulado de 4200m percorrerá trilhos da Serra d’Arga passando por várias zonas de interesse como o Rio Âncora, Pedrulhos, Calçadas Romanas, Cerquido, Planalto da Senhora do Minho e S. Lourenço da Montaria.

2º dia de competição

No dia 22 de setembro decorrem em simultâneo duas provas competitivas: Trail Longo 27 km e Trail Curto 17 km. Decorrerá também uma caminhada com a distância de 12 km e o GTSA Kids. Todas estas provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria.

Trail Longo 27km e Trail Curto 17km – Terão início às 09h00. Com um desnível acumulado de 2400m e 1050m respetivamente, partem na Freguesia de S. Lourenço da Montaria, percorrendo trilhos da Serra d’Arga com passagem pelo fantástico rio Âncora e com chegada a S. Lourenço da Montaria.

A caminhada terá início às 09:15h com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria.

O GTSA Kids tem início às 14h, em S. Lourenço da Montaria, junto à linha de meta. Terá os seguintes escalões e distâncias: • Até aos 6 anos inclusive – 250 m • Dos 7 anos aos 10 anos – 750 m • Dos 11 anos aos 13 anos – 1500 m • Dos 14 anos aos 17 anos – 2100 m

No final das suas provas todos os participantes terão direito a banhos e reforço alimentar.

Foto: Susana Luzir

A inscrição é realizada online através do sitio oficial.

Inscreve-te!

Página do evento.

Sitio oficial do evento.

Página do Carlos Sá Nature Events.

Texto: Andreia RibeiroSapatilhas Pensadoras
Fotos: Susana Luzir e cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta