Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

III Battle Tour: Pelos Caminhos de Wellington

A caminhada “ III Battle Tour: Pelos Caminhos de Wellington ” vai ter lugar no sábado, dia 13 de abril, com início marcado para as 09h00 junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), no Vimeiro, concelho da Lourinhã.

III Battle Tour: Pelos Caminhos de Wellington

Nesta iniciativa do III Battle Tour, os participantes vão percorrer um percurso circular que começa e termina junto ao CIBV. Com cerca de 11 km, o caminho passa por espaços de grande beleza como o Parque de Fonte Lima onde o Grupo de Recriação Histórica da AMBV irá recriar atividades militares da época oitocentista. Depois, o percurso segue por Ventosa, Toledo e alto de Estiveiras (local onde general francês Jean Andoche Junot estabeleceu o seu posto de comando). Por fim, através do campo de batalha, os participantes regressam ao CIBV.

O percurso será guiado pelos Trilhos do Mar, um grupo de amigos oriundos da zona de Peniche que gosta da natureza e de conhecer novos sítios, essencialmente através de caminhadas. O grupo começou há 6 anos e de ano para ano tem vindo a acrescentar novos amigos. Faz essencialmente caminhadas no concelho de Peniche e concelhos vizinhos, mas também se desloca a outros pontos do país em caminhadas autónomas ou como convidados de outros grupos de caminhadas.

As inscrições para a caminhada são feitas através do endereço eletrónico do grupo: trilhosdomar@gmail.com.

Foto: Fernanda Rodrigues

General Arthur Wellesley

Na iniciativa do III Battle Tour vai ser recordado o general Arthur Wellesley, Duque de Wellington que comandou as tropas anglo-lusas na Batalha do Vimeiro e vão ser feitas explicações históricas sobre a batalha e sobre os locais por onde passaram as tropas de Wellington e também as tropas napoleónicas. Estas explicações serão proferidas por técnicos do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro devidamente vestidos à época.

Ao longo da caminhada, recriadores históricos vão dar vida a cenários militares que remetem para o período histórico das Invasões Francesas, proporcionando uma experiência mais autêntica aos participantes.

Os caminheiros poderão ainda inscrever-se para almoço, cuja ementa inclui sopa de legumes, carne de porco à portuguesa, sobremesa e bebidas.

Relembramos que esta atividade é organizada pelo Município da Lourinhã (através do CIBV), pela Junta de Freguesia do Vimeiro, pela AMBV e pelos Trilhos do Mar e que se enquadra na Agenda Cultural que o CIBV dinamiza este ano intitulada “1769-2019: 250 Anos do Nascimento de Napoleão e de Wellington”. A próxima iniciativa desta agenda de atividades terá lugar em maio, nos dias 18 e 19 e será um Fim de Semana de Acampamento Napoleónico. Com petiscos, animação musical, workshops e bailes da época, esta iniciativa promete trazer muita animação ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

OPraticante vai visitar o Vimeiro e recomenda o alojamento

Aqueles que aproveitem para pernoitar no Vimeiro e para conhecer o concelho da Lourinhã, poderão ficar alojados na Residencial Braga, em pleno Vimeiro. Esta residencial, que está aberta todos os dias do ano, tem cerca de 40 quartos, serviço de restauração com buffet self service, parque privativo grande e sala própria para reuniões.

Mais informações aqui

Fotos: Cedidas pela organização / Fernando Rodrigues

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta