João Almeida ganha em Fafe e passa para a liderança

Taça de Portugal Liberty Seguros de Juniores

João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) venceu isolado o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova pontuável para Taça de Portugal de Juniores – Liberty Seguros organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Filipe Rocha venceu a meta volante de Arões Santa Cristina e a equipa Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense a classificação coletiva.
Com 130 corredores à partida, em representação de 21 equipas, o percurso do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 88,5 quilómetros incluiu de uma meta volante em Arões Santa Cristina e passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso.
Com partida e chegada nas imediações da Junta de Freguesia de Golães, a prova de juniores da Taça de Portugal contou, como é apanágio na região do Minho, com a presença de bastante público, tanto no local de partida e de chegada como ao longo do percurso. O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o Selecionador Nacional de Ciclismo de Estrada, José Poeira, o membro do Conselho de Arbitragem da FPC, Francisco Marinho, os ex-ciclistas José Martins, Manuel Martins e José Luiz Galdamez, Filipe Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Golães) e Jorge Ferreira, árbitro principal da primeira liga de futebol, foram algumas das individualidades que marcaram presença na competição organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O árbitro de futebol exibiu simbolicamente a bandeira de xadrez na meta final do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins.
O corrida de ciclismo proporcionou um excelente espetáculo desportivo, onde não faltaram momentos de grande competitividade, com a vitória final a resultar de uma fuga bem-sucedida que permitiu a João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) chegar isolado à seletiva subida em direção meta final instalada nas imediações da Junta de Freguesia de Golões.
As várias tentativas de fuga e as movimentações constantes no grupo principal de corredores, assim como as dificuldades do percurso, fizeram com que o pelotão chegasse fracionado à meta. A corrida teve uma primeira fase de grande velocidade que deixou o pelotão em dificuldades. Após uma passagem pela meta surgiram os ataques e o desgaste da fase inicial fez-se sentir, com o grupo a fragmentar-se.
João Almeida cumpriu o percurso à média de 39,925 km/h, cortando a meta isolado com a vantagem de 12 segundos para o segundo classificado, Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé). O terceiro foi Daniel Viegas (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), a 20 segundos, seguindo-se o seu colega de equipa Daniel Silva, a 44 segundos, e Gonçalo Leaça (LA Alumínios/SGR Ambiente/Paio Pires), a 1m01s. O grupo dos dez primeiros ficou completo com Marvin Scheulen (Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), Emmanuel Rodrigues (Alcobaça C C / Crédito Agrícola), Diogo Duarte (Sport Clube Escolar Bombarralense), Ivo Pinheiro (Contifiel / Downinfor) e o Campeão Nacional André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.).
O primeiro corredor a passar na meta volante “Freguesia de Arões Santa Cristina”, ao quilómetro 30,8, foi Filipe Rocha (Moreira Congelados / Feira / KTM), enquanto a classificação por equipas foi ganha pela formação Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense seguida pela Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé, Alcobaça C C / Crédito Agrícola, Moreira Congelados / Feira / KTM, Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. e Bairrada.

Parceiros