João Almeida vence no Larouco e Tiago Antunes veste amarela

A Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense ganhou em toda a linha na segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores. João Almeida foi o primeiro a passar a meta, na serra do Larouco, e Tiago Antunes, terceiro na tirada, assumiu o comando da geral individual.

A etapa desta sexta-feira foi a mais curta da corrida, 77,6 quilómetros entre Boticas e a serra de Montalegre, mas muito acidentada orograficamente, com três contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria, coincidente com a meta.

João Almeida não esperou pelos 9,3 quilómetros finais, sempre a empinar, desde Montalegre até ao frio e à névoa do Larouco. Atacou de longe, passando destacado no centro da cidade de Montalegre. Na subida geriu as forças e conseguiu erguer os braços. O campeão nacional de fundo, André Carvalho (CC Avidos/Metalização A. Lemos) subiu mais rapidamente, mas não com a celeridade suficiente para alcançar o corredor do Bombarralense, chegando 21 segundos mais tarde. O terceiro foi Tiago Antunes, a 23 segundos do colega de equipa.

“Ataquei a 22 quilómetros da chegada. Fui sozinho e fiz a subida final a controlar as forças, mas sempre em bom ritmo. Dedico esta vitória ao meu colega de equipa Diogo Duarte, que hoje faz anos, e a toda a equipa, que muito trabalhou”, afirmou João Almeida.

O bombarralense Tiago Antunes, que partira para a etapa com o mesmo tempo do camisola amarela, Pablo Alonso (Disgarsa), ganhou 4 segundos ao espanhol e é o novo líder da competição, com esses 4 segundos a separarem os dois corredores. O terceiro é David Cardona (Bathco Team), a 10 segundos.

“Na subida tentei várias vezes deixar o camisola amarela para trás, mas só o consegui já na fase final. Tenho uma vantagem curta, mas amanhã tudo faremos para a segurar”, promete Tiago Antunes.

A etapa de hoje provocou uma reviravolta em todas as classificações, com predomínio da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, que comanda individual e coletivamente e ainda tem João Almeida como melhor jovem e primeiro nos pontos. David Cardona é o rei da montanha.

A Volta a Portugal de Juniores termina neste sábado. As derradeiras pedaladas serão dadas entre Ribeira de Pena (12h40) e Fafe (15h20), numa viagem de 102,7 quilómetros. A curta mas inclinada subida de Golães, a 4,3 quilómetros da meta, pode ser determinante, porque não há bonificações e a diferença entre o primeiro e o segundo é escassa.

Classificações:
2.º Etapa: Boticas – Serra do Larouco, 77,6 km
1.º João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), 2h27m11s
2.º André Carvalho (CC Avidos/Metalização A. Lemos), a 21s
3.º Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), a 23s
4.º Pablo Alonso (Disgarsa), a 27s
5.º Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 30s
6.º David Cardona (Bathco Team), a 33s
7.º Emanuel Rodrigues (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 40s
8.º Iker García (Palacios-EK), mt
9.º Hadvin Guzman (Bathco Team), mt
10.º Ibai Delgado (Palacios-EK), a 51s

Geral Individual
1.º Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), 5h17m41s
2.º Pablo Alonso (Disgarsa), a 4s
3.º David Cardona (Bathco Team), a 10s
4.º Hadvin Guzman (Bathco Team), a 17s
5.º Iker García (Palacios-EK), a 20s
6.º Ibai Delgado (Palacios-EK), a 36s
7.º João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), a 54s
8.º Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), a 1m01s
9.º Martin Rey (Seleção da Galiza), a 1m07s
10.º Daniel Davilla (Seleção da Galiza), a 1m13s

Texto e foto de: F.P.C.

Parceiros