Pablo Alonso ganha etapa dominada por espanhóis

A armada espanhola suplantou a representação lusa na primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, uma tirada de 98,5 quilómetros ganha por Pablo Alonso (Disgarsa).

Um grupo com cerca de dezena e meia de corredores, dos quais apenas três portugueses, adiantou-se ao pelotão com cerca de metade da viagem percorrida e não voltou a ser alcançado. Na luta pelo triunfo e pela primeira camisola amarela da competição, Pablo Alonso foi o mais rápido, relegando o colombiano Hadvin Santy Guzman (Bathco Team) para o segundo lugar e o espanhol Pere Ferrer (Arte en Transfer-León), ambos com o mesmo tempo do vencedor. Ainda com o mesmo tempo, na quarta posição, chegou o melhor português, Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense).

“É a minha primeira vitória fora de Espanha e estou muito feliz. Agora irei lutar por conservar a camisola amarela, mas não será fácil, uma vez que a prova tem muita montanha. Já a etapa de hoje foi muito difícil com calor e com uma subida muito longa. A aproximação à meta era muito sinuosa e entrar bem colocado nas curvas foi fundamental para discutir a vitória”, afirmou o cântabro Pablo Alonso.

Os fugitivos, além de conseguirem levar a iniciativa até à meta, conseguiram evitar uma queda coletiva, que envolveu parte do pelotão, na fase rápida dos quilómetros finais.

As classificações espelham o domínio das equipas espanholas. A Disgarsa lidera a geral individual e a classificação por pontos, através de Pablo Alonso. David Cardona (Bathco Team) é o melhor trepador e Pere Ferrer comanda a juventude. A Seleção da Galiza manda coletivamente.

A segunda tirada da competição é a etapa rainha da prova e corre-se já nesta sexta-feira, num périplo de 77,6 quilómetros, com início, às 13h40, em Boticas, e chegada à serra do Larouco, Montalegre, prevista para as 15h50. O pelotão vai enfrentar três prémios de montanha: Salto (2.ª categoria, km 8,8), Virtelo (3.ª categoria, km 27,5) e serra do Larouco (1.ª categoria, coincidente com a chegada).

Classificação da 1.º Etapa e Geral Individual
1.º Pablo Alonso (Disgarsa), 2h50m07s
2.º Hadvin Guzman (Bathco Team), mt
3.º Pere Ferrer (Arte en Transfer-León), mt
4.º Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), mt
5.º David Cardona (Bathco Team), mt
6.º Iker García (Palacios-EK), a 3s
7.º Martin Rey (Seleção da Galiza), mt
8.º Ibai Delgado (Palacios-EK), a 8s
9.º Victor Alonzo (Seleção da Galiza), a 13s
10.º Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), mt

Texto de: F.P.C.

Parceiros