João Rodrigues Vence OH Meu Deus! na Serra da Estrela

O atleta dos Amigos da Montanha, João Rodrigues, venceu no último sábado o Trail Ultra XL 160K do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra Da Estrela – 100 Milhas Portugal.

Trail Ultra XL 160K teve em João Rodrigues o vencedor de 2017

Pódio geral

João Rodrigues dos Amigos da Montanha percorreu os 162,730 Km (com 8.325m de desnível positivo) em 22h32m07s. Luiz Mota (Casa do Benfica de Abrantes) e José Faria (EDV – Viana Trail) foram segundo e terceiro, respetivamente com os tempos de 23h42m41s e 25h44m24s.

Luís Mota

Esta vitória revela o bom período que o atleta de trail dos Amigos da Montanha atravessa, depois de no passado dia 21 de maio ter vencido a prova principal do Estrela Grande Trail e, em abril, ter conquistado o 20º lugar na prova rainha do MIUT – Madeira Island Ultra Trail.

O Oh Meu Deus teve a partida para os 162km às 16:00 do dia 9 de junho. João Rodrigues sentiu desde logo confiança.

Depois de vencer o ETG de 109Km com 14:03horas, o atleta tinha previsto terminar com um tempo entre as 22h e as 24h de prova.

Ao 30km, João seguia na frente com mais um atleta, os dois com 30 minutos de avanço sobre os restantes.

Com o aproximar da noite, os dois atletas combinaram permanecer juntos, até pelos perigos que a serra tem.

Pelas cinco da manhã, João Rodrigues começou a aumentar o ritmo e passou para a frente.

Engano empurra João Rodrigues para 2º lugar

No entanto, um engano levou-o para a segunda posição na chegada a Unhais da Serra.

Conseguiu, depois, sair do abastecimento primeiro e forçou na subida e na descida para chegar a Alvoco em primeiro.

A subida do km vertical de Alvoco para a Torre foi feita com calma pois já tinha feito 117km fruto do engano, que lhe valeu mais 7km que o previsto.

A minha estratégia era tentar poupar as pernas para depois fazer a descida para Loriga, que é uma tortura em situações normais”, e com quase 130km de prova é-o ainda mais, mas “senti-me bem e consegui ganhar quase uma hora de avanço”, revela o atleta dos Amigos da Montanha.

Boa disposição

Com uma vantagem de uma hora ao faltarem 24km e já muito desgastado, para João Rodrigues a prioridade tornou-se gerir a sua posição e “não forçar mais pois a qualquer momento o corpo pode ceder e da mesma maneira que ganhei tempo também podia perder. No final a vitória sorriu-me. Acaba assim um ciclo de treinos foi duro mas que valeu a pena”, revela com alegria João Rodrigues.

Sandra Cabral

Duas senhoras terminam o Trail Ultra XL 160K

Em femininos Sandra CabralGinásio Clube de Bragança foi a vencedora com 40h20m45s, com Fernanda Almeida – Agregar a obter o 2º lugar – 42:29;08.

Visualize mais fotos aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Elisabete Rocha
Fotos: Fotos do Zé

Parceiros