José Gaspar vence destacado o III Trilho das Lampas, em S. João das Lampas
Share the post "José Gaspar vence destacado o III Trilho das Lampas, em S. João das Lampas"
9 de Maio de 2015, o dia do III Trilho das Lampas, em S. João das Lampas, constituído por uma prova de corrida com cerca de 20 Km e uma caminhada de 8Km, numa organização do Meia Maratona de S. João das Lampas – Grupo de Dinamização Desportiva, em parceria com a Sociedade Recreativa, Desportiva e Familiar de S. João das Lampas, e que, estando incluído no Circuito Nacional de Trail Running (CNTR), na categoria de Trail Curto de dificuldade moderada, tem a supervisão da Associação de Trail Runnig de Portugal (ATRP).
O percurso tem partida e chegada no Largo de S. João das Lampas, e situa-se ao longo da bacia hidrográfica da Ribeira da Samarra, totalmente integrada no Parque Natural Sintra-Cascais e tem um desnível acumulado de 530m. O percurso da Caminhada é um percurso oval, com 8km, correspondente à parte inicial e final da prova principal, cerca de 1000 participantes estiveram presentes, sendo 806 participantes na corrida e os restantes na caminhada.
A localidade, encontrava-se preparada para receber, e bem, participantes e amigos, dispondo de instalações dotadas de excelente capacidade qualidade e de meios humanos simpáticos e disponíveis e a recolha dos dorsais e t’shirt alusiva ao evento, decorreu com normalidade.
A partida foi dada às 19,30h após um briefing inicial, prevendo desde logo que a maioria dos atletas corresse a 2ª metade da prova depois de anoitecer, pelo que todos deveriam ser portadores de um frontal de iluminação.
A génese do Trilho das Lampas assenta num treino realizado num fim de tarde, pelas arribas entre as Praias da Samarra e de S. Julião enquanto o Sol se ia preparando para mergulhar no oceano, de uma beleza ímpar.
O percurso proporciona uma grande variedade de experiencias ao longo dos seus 20Km de distância.
Ao longo da prova, os atletas passaram por moinhos de vento, quedas de agua, azenhas, praias e falésias, fontanários e alguns dos vestígios Romanos existentes na freguesia.
O percurso encontra-se dividido em 3 áreas temáticas, sendo a primeira, o designado trilho dos moleiros, a desenrolar ao longo de caminhos por onde se abasteciam de trigo as azenhas e moinhos, uma 2ª área, junto ao mar, designada por trilho dos pescadores, decorre ao longo de caminhos utilizados até aos dias de hoje pelos pescadores na pesca à linha, por fim, uma 3ª área designada trilho dos romanos, onde os atletas poderão passar por alguns dos vestígios Romanos existentes na região.
As marcações com fita balizadora e refletores indicadores direcionais e na parte noturna do percurso existiam alguns pontos iluminados artificialmente, encontravam-se bem colocadas .
Desde logo, a salientar a passagem pela Granja do Magoito, zona de criação de suínos, que se adivinha pelo odor da zona… Mais à frente a passagem pela praia da Samarra, proporciona aos que por lá passam um cenário de rara beleza onde horizonte e o mar se unem e em que os raios de Sol, como que beijam o mar, no momento em que este se põe. O percurso segue alguns kilómetros por entre os trilhos junto às arribas, e estradões à medida que o mar fica para trás. A passagem por uma povoação situada a uns 4 km do final, junto ao fontanário de refrescamento, proporcionava a todos momentos de boa disposição e ânimo redobrados, tal o incentivo e momentos de festa provenientes dos habitantes.
A entrada no caminho romano, como que transportava os atletas para outra época, encontrando-se o mesmo ladeado de pequenos archotes a iluminar o caminho que dava acesso a uma das últimas subidas da prova.
De regresso ao ponto de partida da prova, desta feita, a meta, familiares e amigos aguardavam pelos atletas em ambiente festivo, após o que foram servidos chás, sopa e ainda um saco com fruta, água e biscoitos da região. Os abastecimentos intermédios encontravam-se bem posicionados e em quantidade e variedade adequadas ao evento.
A Organização do evento foi de excelência, com simpatia, disponibilidade e eficiência revelando-se uma anfitriã com boa capacidade de resposta ao evento.
Sem dúvida uma prova a marcar no calendário do próximo ano. No final as classificações foram as seguintes:
O Praticante / CD Asas Milénium, encontrou-se representado por três atletas que obtiveram as seguintes classificações, no escalão:
Cirilo Formiga – Vet M60 – 1º lugar – 1:48:51
Isabel Barra – Vet F45 – 16º lugar – 2:34:17
David Silva – Vet F50 – 52º lugar – 2:47:33
José Gaspar – C. A. Odimarq com 1h21m57s foi o vencedor destacado, enquanto Luis Semedo – 1:24;00 e Vitor Cordeiro – 1:24;04, ambos do AC Portalegre / UTSM, discutiram o 2º e 3º lugar com o Luís a levar vantagem por 4s.
Em femininos a história foi diferente, ou dizer-se não houve história, Patricia Carreira – Offtel Runners – 1:40;34, venceu destacadíssima a 2ª Cristina Couceiro – A. R. São Miguel – 1:49:56 e Mariana Delgado – CTAD – Trilhos de Cinfães – 1:55;34
Texto: Isabel Barra
Fotos: Miguel David