Judo | Telma Monteiro conquista Medalha de Prata no Grand Slam de Tóquio

Telma Monteiro conquista a Medalha de Prata na categoria de -57 Kg, no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, que se cumpre de hoje, 5 a 7 de dezembro, no Tokyo Metropolitan Gymnasium. Com este excelente resultado, a judoca nacional termina a época com grande destaque no segundo posto do Ranking Mundial.

Telma Monteiro (-57 Kg) continua a obter excelentes resultados na sua carreira, colecionando mais uma medalha de prata no seu palmarés bem recheado. Numa forma excecional, a judoca nacional teve uma época muito produtiva, sendo das melhores de sempre – prata no Mundial, bronze no Europeu, ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, prata no Grand Slam de Tóquio e ouro no Grand Prix de Varsóvia são os resultados mais importantes no ano de 2014.

Nesta forte competição asiática, a atleta nacional venceu quatro dos cinco combates que disputou, cedendo apenas no derradeiro encontro. Telma Monteiro venceu os três combate da sua poule de apuramento. A judoca lusa começou por vencer a coreana Yumi Cha, por Ippon, não dando hipótese á sua adversária. No segundo combate, defrontou a canadiana Stefanie Tremblay, vencendo numa decisão por castigos.

Nos quartos-de-final, enfrentou a japonesa Anzu Yamamoto, vencendo por Wazari, num combate bastante complicado para a judoca portuguesa, que começou a perder desde cedo por Yuko. Telma Monteiro conseguiu superar essa desvantagem e com alguma naturalidade passou para à frente por Wazari, vencendo o combate e a sua poule de apuramento, qualificando-se para as meias-finais.

Na fase final, a judoca nacional enfrentou a brasileira Rafaela Silva e num combate muito equilibrado, venceu por castigos, apurando-se para a final. Controlando todos os ataques da sua adversária, Telma Monteiro assumiu as despesas do encontro, beneficiando das penalizações aplicadas á atleta brasileira, fator decisivo para a vitória.

Na final do Grand Slam de Tóquio, Telma Monteiro defrontou a japonesa Kaori Matsumoto, campeã olímpica em Londres – 2012, cedendo por Ippon. Num encontro que se perspetivava muito equilibrado, a judoca portuguesa começou bem no combate, conseguindo aplicar os primeiros ataques, anulando as ações da sua adversária. No entanto, num contra-ataque surpresa, a atleta asiática conseguiu imobilizar a judoca nacional, pontuando por Ippon e vencendo a competição. Telma Monteiro garantiu a medalha de prata e consolidou o segundo posto do ranking mundial.

Diogo César (-66 Kg) foi o representante nacional do setor masculino no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, ficando pelo caminho na estreia frente ao britânico Colin Oates, por Wazari. O judoca português não conseguiu impor o seu melhor Judo e não teve argumentos para vencer o seu adversário.

Para o segundo dia, Portugal apresenta quatro atletas em competição. No setor feminino, Ana Cachola (-63 Kg) defronta a russa Pari Surakatova na ronda inicial. No setor masculino, a Seleção Nacional apresenta dois judocas na categoria de -73 Kg, André Alves estreia-se frente ao vencedor do encontro entre o judoca montenegrino Balsa Sinanovic e o atleta do Iémen Zeyad Mater e Jorge Fernandes tem pela frente o atleta de Taipé, Feng Mao Lee. Na categoria de -81 Kg, Carlos Luz marca combate frente ao iraquiano Hussein Al-Aameri. Os combates iniciam-se pelas 10h00 locais (01h00 em Portugal).

Texto de: Ana Lima / Federação Portuguesa de Judo
Foto de: IJF

Parceiros