Juniores e feminina lutam contra o tempo

Três corredores portugueses entram em ação nesta terça-feira no Campeonato do Mundo de Estrada, que se disputa em Ponferrada, Espanha. Os juniores Ivo Oliveira e Tiago Antunes correm de manhã e a elite Daniela Reis compete depois do almoço, todos nos contrarrelógios individuais.
Tiago Antunes é o primeiro a sair para a prova individual de 29,5 quilómetros, partindo às 10h21, enquanto Ivo Oliveira corre às 10h54, hora local. Daniela Reis, que também irá completar 29,5 quilómetros, inicia o esforço às 14h32m, menos uma hora em Portugal Continental.
Ivo Oliveira, que se tem destacado como um dos melhores corredores de pista do mundo, sendo o atual campeão mundial e europeu de perseguição individual, vai lutar por ser uma das revelações na estrada. “Quero melhorar o resultado do europeu, onde não estive ao melhor nível. Vou deixar tudo na estrada, se isso me permitir ficar entre os primeiros, melhor”, afirma o gaiense.
Tiago Antunes, que ainda está no primeiro ano na categoria júnior, encara a prova como mais um degrau de aprendizagem. “O percurso é muito plano, preferia que fosse um pouco mais seletivo. O mais importante, no entanto, é a experiência de poder participar e a aprendizagem que poderei tirar dessa experiência”, acredita o bombarralense.
Daniela Reis, que ainda é sub-23, vai enfrentar as melhores corredoras de elite do mundo, muitas delas profissionais de estrada. “Não sei qual será exactamente o meu nível, mas tenho consciência de que não poderei estar taco a taco com as melhores do mundo”, confessa a ciclista natural de Sobral de Monte Agraço, revelando que a felicidade se superioriza ao nervosismo da estreia: “Estou muito contente por poder estrear-me num Mundial. Há também algum nervoso miudinho, mas o nervosismo passa no momento de dar a partida”.

Parceiros

Deixe uma resposta