Rafael Reis é o primeiro corredor da Seleção a correr no Mundial

A participação da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato do Mundo de Estrada, que se disputa em Ponferrada, Espanha, inicia-se nesta segunda-feira, 22 de setembro, com Rafael Reis a disputar o contrarrelógio individual de sub-23.

O corredor natural de Palmela, que foi um dos melhores especialistas mundiais na luta contra o cronómetro na categoria de juniores, chega ao último ano de sub-23 com um percurso neste escalão etário marcado pelas lesões, apesar de ser o bicampeão nacional. “É a segunda vez que corro o mundial de contrarrelógio nesta categoria e é a primeira vez que chego a esta prova a cem por cento, já que, no ano passado, devido a uma lesão, não me apresentei nas melhores condições”, recorda Rafael Reis.

Em 2013, Rafael Reis foi o 34.º classificado no contrarrelógio disputado em Florença. Agora, a meta é melhorar a classificação, sem pressões. “A minha maior luta será contra mim mesmo.

Vou sem pressão e lutarei pelo melhor lugar possível. Acredito que farei um bom lugar”, afirma o primeiro ciclista a envergar o equipamento da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Mundial de Ponferrada. O selecionador nacional, José Poeira, corrobora a leitura do ciclista. “O Rafael teve uma série de azares que o impediram de mostrar todo o seu real valor, desde que subiu a sub-23.

O que lhe peço para o contrarrelógio, disciplina em que é especialista, é empenhamento e concentração. Com trabalho, os resultados acabam por aparecer. Se for já neste Mundial, todos ficaremos felizes”, diz Poeira. O percurso do contrarrelógio de sub-23 tem 36,15 quilómetros, essencialmente planos. “É um traçado que se adapta a mim. Grande parte da prova é plana, havendo, contudo, uma subida, já dentro dos últimos dez quilómetros.

Vai obrigar a gerir as forças, pois será necessário guardar reservas para a dificuldade que encontraremos perto da meta”, explica o corredor. Rafael Reis parte para o exercício individual às 14h44m, menos uma hora em Portugal Continental.

Parceiros

Deixe uma resposta