KRIS MEEKE DOMINA ETAPA INAUGURAL
A dupla do Team Hyundai Portugal, Kris Meeke / Ola Floen, em Hyundai i20 N Rally2, dominou como se previa a primeira etapa do Rali Terras D’Aboboreira, terceira ronda do Campeonato de Portugal de Ralis 2023, que se disputa ao longo das classificativas florestais dos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses e Baião.
Leia também
ARMINDO ARAÚJO E LUÍS RAMALHO REGRESSAM À COMPETIÇÃO
Site oficial do evento
Kris Meeke com três triunfos em três troços possíveis
Foi, no entanto, nas ruas do centro da vila de Baião que este primeiro dia de prova chegou ao fim, com o espetáculo da Super-Especial Baião Destino Sustentável, na qual o piloto irlandês completou o terceiro triunfo em três troços possíveis, para cimentar uma liderança de 6,4 segundos sobre o segundo classificado, a dupla formada pelo boliviano Marco Bulacia e pelo espanhol Diego Vallejo, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
Os também espanhóis Alejandro Cachon e Alejandro Lopez, em Citroën C3 Rally2, completam o pódio provisório, imediatamente à frente da primeira dupla portuguesa, Miguel Correia / Jorge Carvalho, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
Ricardo Teodósio e José Teixeira, aos comandos do outro Hyundai i20 N Rally2 oficial do Team Hyundai Portugal, perderam precisamente a liderança entre os portugueses na super especial, caindo para o quinto posto geral, a sete décimos de Correia.
Sábado promete emoção entre os portugueses presentes
As duplas Bernardo Sousa / José Janela (Citroën C3 Rally2) e Armindo Araújo / Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo) seguem-se, por esta ordem, na tabela, estes quatro primeiros portugueses separados apenas por 2,1 segundos, o que promete grande emoção para a etapa deste sábado.
José Pedro Fontes e Inês Ponte, em Citroën C3 Rally2, são oitavos, já a mais de meio minuto do líder e com uma vantagem de 5,2 segundos sobre Pedro Almeida e Mário Castro, em Skoda Fabia Rally Evo.
Paulo Meireles e Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2) encerram o lote dos dez primeiros classificados, aos comandos de mais um Hyundai i20 N Rally2.
O piloto de Guimarães beneficiou do atraso por penalização de 10 segundos, devido a falsa partida, do irmão Pedro Meireles (com Pedro Alves), que, em carro idêntico, caiu para o 12.º posto, atrás a dupla Norbert Herczig / Ramon Ferencz, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
O Rali Terras D’Aboboreira prossegue, este sábado, 29 de abril, com a segunda e derradeira etapa, composta por mais seis classificativas (Aboboreira, Marão e Amarante Natureza Encantada, as três com dupla passagem), num total de 82,1 quilómetros cronometrados.
Classificação após 1.ª Etapa
1.º Kris Meeke/Ola Floen (Hyundai i20 N Rally2), 12m54,9s
2.º Marco Bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 6,4s
3.º Alejandro Cachon/Alejandro Lopez (Citroën C3 Rally2), a 9,9s
4.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 22,9s
5.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 23,6s
6.º Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2), a 24,6s
7.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 25,0s
8.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 34,0s
9.º Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally Evo), a 39,2s
10.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2), a 42,7s