Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Lagoa de Óbidos, Trail passa de nocturno para diurno

A Ganhar Destak, com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, Junta de Freguesia do Vau, e de OPraticante.pt como média, realiza a 21 de julho de 2019, o Trail Lagoa de Óbidos, que será percorrido por caminhos e trilhos na zona da Lagoa de Óbidos.

Lagoa de Óbidos

A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros.

Estende-se para montante essencialmente por dois canais, para Oeste pelo Braço do Bom Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa.

A Lagoa faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria).

Do lado do Sul encontra-se a Poça do Vau e do lado Oeste está ligada à Poça das Ferrarias. Apresenta um comprimento máximo de 6 km e uma largura que oscila entre 1 e 1,5 km, com uma orientação preferencial NW-SW. No entanto, esta configuração tende a oscilar consideravelmente, sendo uma consequência directa dos sedimentos empurrados pelo mar para o interior da lagoa.

Segundo relatos antigos, a Lagoa era muito mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente.

Trail Lagoa de Óbidos

O evento será composto por um Trail Longo na distância de 26k e um Trail Curto de 12k, com a partida e chegada centrada na Praia do Bom Sucesso no Vau, Lagoa de Óbidos.

O Trail Longo tem a distância de 26 km, tem início às 09:30 horas, com tempo limite de 4 horas para terminar.

O Trail tem a distância de 12 km, tem início às 09:30 horas, sem tempo limite para terminar.

Entrevista à organização do Ganhar Destak, o porquê desta iniciativa, leia os objectivos que nortearam a realização deste evento

OPraticante.pt – Esta é a primeira edição do Trail? Porque decidiram organizar esta prova?

GanharDestak – O Trail Noturno Lagoa de Óbidos tem 10 anos mas este ano mudámos o formato e deixou de ser noturno, mudando o mês, hora, imagem e distâncias.

O que tiveram em mente quando preparam os percursos?

Neste trail a ideia passou por termos um percurso misto em asfalto no início da prova, de seguida entram na praia correndo em areia junto ao mar, seguindo-se dois terços do percurso em terra batida ao longo da Lagoa de Óbidos.

Quais serão os destaques?

A paisagem junto à falésia, o mar e a Lagoa de Óbidos.

Que expectativas têm para esta edição?

As expectativas são as muitas neste novo formato, queremos que a prova seja uma referência a nível nacional e na próxima edição internacionalizar a mesma.

Quem são os padrinhos da prova?

A Filipa Elvas e o Paulo Morais são os padrinhos da prova, desta primeira edição.

Texto: Henrique Dias / Ganhar Destak
Fotos: Ganhar Destak

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta