Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Leça do Balio, finalmente concretiza o seu Xmas Trail

Depois de ter sido adiado em Dezembro devido ao mau tempo que assolou Portugal, realizou-se a 7ª edição do Xmas Trail, uma organização da FunEvents e da Uniao de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Leça do Balio
Victor Martins, Carlos Natividade Silva, Rui Pinho e José Capela – Foto: Matias Novo

Xmas Trail uma prova solidária

O Xmas Trail é uma prova solidária e todos os atletas a correr ou a caminhar contribuíram para ajudar uma instituição local, neste caso a Associação AAjude e os Bombeiros Voluntários de Leça do Balio.

A compor o evento no dia 4 de Janeiro o Trail Kids e no dia 5 de Janeiro um Trail de 15km e caminhada de 7km.

Leça do Balio
Foto: Paulo Natividade

Secretariado

O secretariado esteve aberto durante a tarde de sábado e no domingo de manhã, na Casa dos Trilhos Vale do Leça, a poucos metros do local de partida.

Entrega de dorsais foi muito rápida e sem grande confusão, com a organização a ter o cuidado de ter os kit’s dos vários atletas de cada equipa já todos juntos para um levantamento mais rápido.

O kit de participante continha uma t-shirt alusiva ao evento e o dorsal.

Foto: Pedro Fonseca

Percurso pelos Trilhos do Vale do Leça

Antes da prova começar um excelente ambiente e convívio entre atletas.

Partida e chegada no centro de Guifões.

Perto da hora de partida, foi dado um pequeno briefing aos atletas, com a organização a pedir desculpa por terem adiado o evento e a dizer que os participantes iriam perceber ao longo do percurso o porquê de o terem adiado e assim foi.

Chegam as 10h é dado o tiro de partida em frente à Junta de Freguesia de Guifões, logo aí uma descida em estrada até os atletas entrarem no trilho.

Primeiros km com algumas ruas, diga-se longas subidas em paralelo e algumas escadarias para se ultrapassar até se voltar a entrar novamente nos trilhos.

Leça do Balio
Foto: Carlos Coutinho

Trilhos com um sobe e desce constante, a passarem pelo Castro de Guifões. É chegada a vez de ir para a zona do Rio Leça, aí tivemos que passar de uma para a outra margem do rio, por uma ponte improvisada, sempre sobre o olhar atento dos bombeiros.

Seguiram-se mais umas boas subidas e novamente descida até voltar ao rio, aí tivemos a passagem pela Ponte do Carro, logo à frente o tão esperado, para muitos, abastecimento de sólidos.

Foto: Pedro Fonseca

Saídos do abastecimento, mais uma escadaria de pedra para subir, mais umas belas subidas monte acima, depois descida para voltar junto da Ponte, altura para nos afastarmos do rio e voltar ao ponto de partida, num percurso com várias passagens junto à linha ferroviária.

Quando se pensava já se ter percorrido a pior parte da prova, eis que surge a última subida dos trilhos, com alguma dificuldade, mas lá se fez, acabando junto à Casa dos Trilhos, onde tínhamos ido levantar o dorsal, depois seguiram-se os metros finais em paralelo, mais uma vez em subida até chegar à Junta onde se encontrava situada a meta.

Foto: Matias Novo

Organização e Voluntários

Evento com uma boa organização do início ao fim.

Trilhos com uma óptima marcação e sem margem para dúvidas por onde se deveria seguir, quando não eram fitas a marcar era tinta no chão com uma cor bem chamativa.

Durante todo o percurso vários foram os voluntários espalhados e a dar apoio aos atletas. Nas zonas mais perigosas como na linha ferroviária lá estavam eles do início ao fim da prova para que se manter os atletas em segurança.

Leça do Balio
Foto: Matias Novo

Classificações

Os três primeiros classificados masculinos foram Nelson Loureiro que terminou em 1:00:57, seguindo-se João Coentrão – 1:08:15 e Francisco Castro – 1:10:39, todos a correr como individuais.

Do lado feminino as individuais Tânia Bateira – 1:24:29, Ana Amaral – 1:26:14 e Flor Madureira da Confraria Trotamontes – 1:34:48 completaram o pódio.

OPraticante teve três atletas presentes, Abílio Fernandes 6º Sénior – 1:12:19; Célia Neto 7ª sénior – 1:56:20 e Helena Santos 24ª sénior – 2:22:46.

Os tempos aqui somente a contarem para se ser solidário, quanto menos tempo fizessem mais solidários estavam a ser os atletas.

Leça do Balio
Foto: Matias Novo

Associação AAjude e B.V. Leça do Balio

Várias foram as instituições que têm beneficiado dos donativos do Xmas Trail, este ano decidiram dividir por duas instituições a Associação AAjude e os B.V. Leça do Balio.

No total 287 foram os atletas que fizeram os 15 km, mais os participantes na caminhada e do Trail Kids rendeu o valor de 774€, com a organização a dar o exemplo mais um ano e a arredondar o Total para 1000€.

Classificações.

Página do evento.

Evento 2020.

Texto: Helena Santos
Fotos: Carlos Coutinho / Matias Novo – Fotografias / Paulo Natividade

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta