Manifestação em Defesa da Bicicleta marca inicio ano
Cerca de 600 utilizadores de bicicleta pedalaram em Lisboa em defesa da bicicleta
Defesa da bicicleta e do seu utilizador
Sobe o lema “Inicie o Ano a Pedalar, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), iniciou o ano de 2017, com uma manifestação em defesa da bicicleta.
Neste domingo 8 de janeiro, cerca de 600 utilizadores da mesma, participaram, pedindo assim segurança para pedalar, na sequência de alguma alterações que o PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, quer implementar em relação ao utilizador de bicicleta, o qual em nada beneficiará o mesmo.
Sendo a bicicleta um modo suave e alternativo nas deslocações urbanas, a segurança e o respeito por quem pedala terá de ser reforçado, e pensado em promover este meio de transporte não poluente, sendo importante também promove-lo nas escolas, não desencorajando que o utiliza, e não incentivando ao uso do automóvel.
A concentração
A concentração ocorreu no Terreiro do Paço em Lisboa pelas 9 horas, a manhã fria com que a capital acordou, onde em alguns locais marcavam 2 graus os termómetros, não desanimou os participantes, que não ficaram em casa e vieram para a rua pedalar.
Pelas 10 horas, era lido a todos os participantes e refletindo os objetivos da manifestação, depois, evocado Mário Soares, sócio horário da FPCUB, falecido este sábado, ao qual foi feito um minutos de silêncio em sua homenagem, seguindo-se um breve Mannequin Challenge, onde os participantes pararam por momentos, para umas imagens.
Começaram depois a pedaladas, que levaram os utilizadores de bicicleta até à zona do Poço Bispo, fazendo inversão, seguiram até Belém, e regressaram ao ponto de partida, o Terreiro do Paço.
Com uma pedalada certa, e um pelotão compacto, os utilizadores de bicicleta manifestaram-se assim em silêncio, em defesa da mesma, com as pedaladas a terminarem cerca das 12,15.
O balanço por Filipe Beja
Filipe Beja da FPCUB, fazia no final um balanço da iniciativa ao dizer: “Este ano esta iniciativa teve o propósito de nos manifestarmos relativamente á PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, e nos contributos que fizemos na discussão pública que está até hoje aberta ao público para participar. A esta iniciativa juntaram-se mais de 600 utilizadores de bicicleta, e juntamente com a Federação que leu, e todos refletimos com algumas propostas que fizemos nesse âmbito, assim como em seguida fizemos um passeio com muita participação, boa disposição e alegria, com este tempo fabuloso que tivemos hoje aqui em Lisboa, foi um bom momento de reflecção, promove a participação, e será uma forma de darmos os nossos contributos”.
Uma manifestação pacífica, com muito convívio, muitos iniciaram este novo ano a pedalar, num evento diferente das edições anteriores, este ano o passeio foi em defesa da bicicleta e dos seus utilizadores, com adultos e crianças a pedalarem em segurança, num trajeto plano, o qual foi acompanhando pela Divisão de Trânsito da PSP, que fez um excelente trabalho, com a FPCUB, face ao enquadramento com que se confronta, teve assim de adotar posições, reiterando as propostas pelas quais historicamente tem vindo a pugnar ao longos dos anos, na luta pela bicicleta e seu utilizador.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto / Foto: José Morais