Coluna Dto
Coluna Esq

Maratona do Porto homenageia Fernanda Ribeiro

Perante uma planeia repleta de convidados que assumem uma importância decisiva na organização do maior evento do ano, a apresentação da Maratona do Porto começou com a intervenção de Tiago Teixeira, da Runporto, onde Fernanda Ribeiro foi homenageada.

Maratona do Porto na elite das maratonas

A EDP Maratona do Porto reúne três das maiores e melhores chancelas do mundo, a Bronze Label Road Race pela International Association of Athletics Federations (IAAF), uma distinção que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das maratonas, pertencendo assim ao calendário oficial da IAAF, as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, marca “Quality Road Race”, que garante que a prova tem “um nível elevado de segurança pessoal e patrimonial e serviços de alta qualidade” e, agora, também faz parte das Wanda Age Group World Major Marathons.

A Maratona do Porto tem um lote de atletas de elite com grande valor, entre quenianos e etíopes que são favoritos à vitória. Tiago Teixeira destacou Martin Fiz, que vai tentar bater o record do mundo na maratona no seu escalão.

A Maratona surge como um dos maiores desafios da humanidade (Jorge Vieira)

Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), começou por referir que o atletismo é a atividade física de preferência da maioria dos portugueses. O Presidente da FPA acredita que são iniciativas como a EDP Maratona do Porto que contrariam a tendência da inactividade e do sedentarismo da população.

Inácio Ribeiro, vice-presidente do Turismo Porto e Norte, é um evento que “ajuda a promover um território que está a promover aquilo que é nosso”. Os indicadores e o número de visitantes estrangeiros está, neste momento, a aumentar consideravelmente e o Turismo Porto e Norte tem a certeza que “a 16ª edição da EDP Maratona do Porto vai ser mais uma edição de excelência e ter mérito internacionalmente reconhecido”.

A EDP, pelas palavras da Teresa Loreto, dá orgulhosamente o nome à Maratona do Porto desde a sua primeira edição. Há 20 anos que a EDP apoia o atletismo e tem contribuído desta forma para o crescimento da modalidade em Portugal, posicionando-se como a energia oficial do desporto. Este ano, a EDP lançou um novo conceito para a música e desporto que desafia e incentiva as pessoas a saírem de casa e fazerem desporto ao ar livre. Um conceito com o mote “Let´s go”.

Maratona do Porto

Maratona do Porto solidária

A APO Family Race Corrida Ossos Saudáveis, com 15 km de extensão, sempre agregada à Maratona do Porto, será pelo segundo ano consecutivo realizada também como uma corrida solidária, pois vai integrar a Corrida dos Ossos Saudáveis e, neste âmbito, serão angariados fundos para colocar à disposição da Associação Portuguesa de Osteoporose. Nesta conferência de imprensa esteve representada pelo seu presidente Pedro Cantista que revelou que a Associação Portuguesa de Osteoporose vai realizar rastreios e aconselhar os atletas na Expo Maratona.

Para além desta vertente, a Runporto cedeu alguns dorsais a duas instituições de solidariedade social, a Vida e Norte e APT Feridas que, com o valor da venda desses dorsais, vão angariar fundos para as suas atividades.

Para a Câmara Municipal de Matosinhos, um dos municípios envolvidos no evento, “é importantíssimo este exemplo de fairplay, ser uma prova em que Matosinhos dá o seu contributo”. Vasco Pinho afirma que esta é uma prova exemplo a nível do desporto e do desportivismo, com os três municípios de mão dada que acolhem os turistas e lhes proporcionam uma experiência ímpar.

Também para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, os três municípios trabalham para que a Maratona do Porto seja uma marca a nível internacional. Mário Duarte considera que esta é a maratona mais bela do mundo e que foi apresentada numa das salas mais bonitas do mundo. Assim, está tudo conjugado para que no próximo domingo seja um evento magnífico.

Cenário único desta frente atlântica, Catarina Araújo

A Câmara Municipal do Porto foi representada pela sua Vereadora da Juventude e Desporto que reconheceu o trabalho da Runporto na divulgação da atividade física na cidade. A realização de uma maratona é o evento mais alto na modalidade e é um prazer para o Porto receber esta prova. Catarina Araújo referiu ainda que este evento é um dos maiores eventos no calendário desportivo da cidade e que vai para além da sua vertente competitiva, envolve os três municípios numa sinergia única.

O Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Dias, reforçou a importância deste evento no desenvolvimento da cidade e da comunidade. O representante do IPDJ considera que a EDP Maratona do Porto tem contribuído fortemente para o aumento da prática desportiva entre os cidadãos e a criação de hábitos de vida saudáveis.

Maratona do Porto

Fernanda Ribeiro homenageada

Jorge Teixeira homenageou num momento emocionante a campeã europeia, mundial e olímpica Fernanda Ribeiro, especialista nos 5.000, 10.000 e maratona, pela sua carreira de sucesso em títulos internacionais.

Para o diretor da EDP Maratona do Porto, Jorge Teixeira, esta maratona foi um projeto com que sonhou e que, agora com 16 anos, o vê concretizado com distinção. O diretor da prova apelou ao apoio do Turismo Porto e Norte para o incremento na divulgação da EDP Maratona do Porto.

A 16ª edição da EDP Maratona do Porto realiza-se a 3 de novembro de 2019 e tem partida marcada para as 9h00 junto ao Sealife Porto e chegada no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).

Maratona do Porto …adoro superar os meus limites.

Texto / fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta