Mário Costa 47.º em Vallnord
O português Mário Costa foi o 47.º classificado na prova de cross country olímpico (XCO) para elite do Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Vallnord, Andorra.
O corredor vilacondense gastou mais 11m37s do que o vencedor, o suíço Nino Schurter. O corredor helvético conquistou o quarto título mundial da carreira, batendo por escassos 10s o francês Julien Absalon. Além do triunfo, aproximou-se do gaulês em termos de palmarés em mundiais, pois Absalon soma cinco camisolas arco íris. O terceiro classificado foi o checo Ondrej Cink, a 1m15s do vencedor. Ricardo Marinheiro também entrou em pista ao serviço da Seleção Nacional/Liberty Seguros, mas acabou por abandonar.
“O Mário Costa fez uma corrida próxima do seu real valor. Pena foi uma quebra a dada altura da prova, que lhe custou algumas posições em termos de classificação”, afirma o selecionador nacional, Pedro Vigário.
Os corredores portugueses de downhill (DHI) iniciaram hoje a participação no Mundial de BTT, participando na descida cronometrada. Emanuel Pombo fez o 32.º tempo, a 24,175s do sul-africano Greg Minnaar, que colocou o melhor registo em 4’49’’202. Vasco Bica foi o 88.º, a 1’36’’125 do primeiro.
“O Emanuel Pombo correspondeu ao que estávamos à espera. O Vasco Bica teve uma saída de pista, que o levou a perder mais de um minuto. O importante é que ambos estão em boa forma e confiantes para a final”, frisa Pedro Vigário.
Emanuel Pombo e Vasco Bica encerram, neste domingo, a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de BTT, competindo na final de DHI para a categoria de elite, que começará às 13h00 (hora de Portugal Continental).