MEIA MARATONA DE CASCAIS VAI FAZER HISTÓRIA

Foto: HMS SPORTS | Walter Branco
A oitava edição da Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Associação Mutualista, chega a 3 e 4 fevereiro e irá estabelecer o novo recorde da prova.
Meia Maratona de Cascais com recorde de inscritos na sua 8ª edição
A pouco mais de duas semanas do evento, tem 5.200 inscritos, superando os cinco mil atletas do ano passado, e as inscrições permanecem abertas.
A iniciativa organizada pela HMS Sports, em parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, está bem encaminhada para fazer História!
“A Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Associação Mutualista, surgiu em 2017 e ao longo das sete edições realizadas, reuniu mais de 25.000 atletas na meia maratona 21,1 km, 10 km (distância que estreou em 2023), 5 km e Corrida das Crianças, numa promoção do desporto e da atividade física entre pessoas de todas as idades.
Estamos muito orgulhosos por sentir que é um evento acarinhado e apreciado pelos atletas e os números da oitava edição confirmam isso mesmo.
Quando faltam 16 dias para a prova, já temos um novo recorde de inscritos! É extraordinário!”, considera Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports.
“Estes números resultam no empenho e na dedicação de todas as entidades envolvidas.
A organização, os patrocinadores e os parceiros procuram proporcionar momentos de excelência aos atletas e contribuir para o crescimento da prova.
Obrigado a todos pela confiança neste desafio. Esperamos que seja um sucesso!”, acrescentou.
Oitava edição
A Baía de Cascais é o palco central das provas: Meia Maratona
(21,0975 km), 10 km de Cascais, 5 km de Cascais e Corrida das Crianças (para crianças nascidas entre 2011 e 2019).
O primeiro dia (3 fevereiro) está reservado aos mais novos e o domingo, dia 4, dedicado à meia maratona, 10 km (ambas para atletas com 18 ou mais anos) e 5 km de Cascais, prova aberta a pessoas de todas as idades.
Quem se inscrever nos 21,1 km, 10 km e 5 km, recebe uma longsleeve; está disponível também, à semelhança da edição anterior, o kit com o corta-vento oficial do evento.
Nos 21,1 km e nos 10 km, o percurso envolve passagem pelo centro da vila de Cascais e Estrada do Guincho, com vista privilegiada para o Oceano Atlântico; nos 5 km de Cascais, os participantes cumprem a distância nas ruas da vila.
A partida da corrida de 10 km acontece pelas 09h00, seguindo-se a meia maratona e os 5 km a partir das 09h20. Há medalha de participação para quem concluir os desafios.
Corrida das Crianças
O sábado à tarde (3 de fevereiro, pelas 16h00) está reservado à Corrida das Crianças, evento 100% solidário com o valor angariado das inscrições a reverter na totalidade para o Berçário da Casa da Sopa Mãe Maria Nazaré em S. Domingos Rana.
Palmarés
Em 2023, a Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Associação Mutualista, fixou o recorde de inscritos: 5.000 atletas, com as inscrições a esgotarem a cinco dias do evento.
A estreia de Dulce Félix (Sport Lisboa e Benfica) ficou coroada com o lugar mais alto do pódio e o recorde da prova feminina, ao correr os 21,1 km em 01h14m21s.
Em masculinos, José Veiga foi o mais rápido, mas o recorde (01h06m09s) continua a pertencer a Hermano Ferreira (Escola de Atletismo de Coimbra), alcançado em 2020.
Na corrida de 10 km, Rodrigo Ladeiras e Melanie Santos foram os vencedores.
Com organização da HMS Sports em parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, a Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Associação Mutualista, tem o apoio do Lidl, Mitsubishi, Vitalis, Holmes Place, Specialized, Doublet, Margres, Pro Runners, TRIATL3TA, OPraticante.pt e Sociedade Ponto Verde.