MEIA MARATONA DE MATOSINHOS QUER BATER RECORDES

Foto: RunPorto
A apresentação em conferência de imprensa da 4ª edição da Meia Maratona de Matosinhos decorreu ontem na Câmara Municipal de Matosinhos.
A prova deste ano, que conta com grandes nomes de elite a competir realiza-se já no próximo domingo, dia 7 de maio, e foi ontem apresentada em conferência de imprensa.
Meia Maratona de Matosinhos será “uma edição extraordinária”
Para iniciar as intervenções, Jorge Teixeira, Diretor da RunPorto deu as boas-vindas a todos, apresentando um breve vídeo sobre os melhores momentos da última edição e garantindo que que a meia maratona deste ano será “uma edição extraordinária”.
Vasco Pinho, vereador da Câmara de Matosinhos, Sílvia Pinto representante da GoldEnergy e Henrique Calisto, Administrador da Matosinhos Sport fizeram também parte do painel de oradores da conferência.
“Desde a pandemia, que têm-se vindo a notar nas competições um pelotão mais novo.” – Jorge Teixeira Diretor RunPorto
O diretor da RunPorto salientou que cada vez mais o número de inscritos entre escalões mais jovens tem vindo a crescer em comparação com os outros anos e que para além desta mudança, este ano, a Meia Maratona de Matosinhos vai contar com uma elite de “grande peso”, a nível nacional e internacional.
Outra grande novidade divulgada foi o aumento extraordinário no número de inscritos, conseguindo ultrapassar em mais do dobro do ano passado.
Grandes figuras mundiais do atletismo na Meia Maratona de Matosinhos
E nesta edição são esperadas grandes figuras mundiais do atletismo, podendo destacar no setor masculino internacional Nehemiah Kipyegon (Quénia), Peter Kipyegon (Quénia), Josphat Mutisya Mutula (Quénia), Aimad Bouziane (Marrocos), Zacarias Sitoe (Moçambique) e no setor feminino Bouziane Jemutai do Quénia e Kawtar Boulaid (Marrocos).
São cabeças de cartaz portugueses que competirão pelos primeiros lugares, Luís Saraiva (S.C. Braga), Nuno Lopes (C.D. Feirense), Rui Teixeira (Sporting C.P.), Rui Pedro Silva (C.D.S. Salvador Campo), Paulo Rosário (S.C. Braga) e Paulo Fontão (S.C. Braga).
Entre as atletas portuguesas, destacam-se a campeã do ano passado, Rafaela Fonseca (R.D. Águeda), Solange Jesus (CD Feirense), vencedora da Meia Maratona do Porto 2021, Laura Silva (CDS Salvador Campo), Dulce Félix (S.L. Benfica), Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) e Mónica Silva (C.D.S. Salvador Campo).
“Desporto para todos”
Vasco Pinho realçou a presença na conferência de imprensa de grandes nomes de atletas nacionais, Rui Pedro Silva (C.D.S. Salvador Campo), recordista da Meia Maratona de Matosinhos, Daniel Pinheiro (PAC Running Academy), Rui Teixeira (S.C.Portugal) e o vencedor da última edição, Nuno Costa.
O vereador da Câmara de Matosinhos, realçou que a autarquia candidata a cidade europeia do desporto 2025, pretende continuar a promover eventos como estes onde se intitula o lema “Desporto para todos”.
A prova com 3200 inscritos, vai contar com uma elite de peso, atletas de cadeira de rodas e todos os que têm paixão em correr.
Num belo percurso, sempre com o Atlântico como fundo, a quarta edição da prova decorre no próximo domingo a partir das 9h00 entre o Farol da Boa Nova e a Ponte Móvel.
O Farol da Boa Nova vai assim ser o ponto de partida para a competição de panorama atlético nacional e internacional, com um percurso homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Este ano é também novidade o uso da app RunPorto para poder seguir todos os atletas em competição.