Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Monte Real, correr onde os Caças voam

A 2ª Corrida de Monte Real é uma organização Atletas.net e Câmara Municipal de Leiria em colaboração com a Associação do Turismo de Monte Real e Base Aérea Nº5.

Realiza-se no dia 22 de junho pelas 18:30 com a Corrida da Pequenada, um troço 400mts num percurso de vai e vem, seguida da prova principal de 10km certificados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com inicio pelas 19:00 e caminhada.

Elsa Gomes a madrinha da prova

Simpatia, irreverência e carradas de talento. Este bem poderia ser o cartão de visita de Elsa Gomes, a madrinha da Corrida de Monte Real

Elsa Gomes, madrinha do evento

Monte Real

Mergulha na noite dos tempos a origem de Monte Real.

Desde os tempos pré-históricos sempre despertou a maior cobiça, tanto pela riqueza do seu solo como pela sua situação privilegiada, assenta no alto duma colina

Fundada no Reguengo de Ulmar veio a chamar-se Póbra de Mô Real e Vila da Póvoa de Mon Real. Dos tempos em que tinha este último nome e a sua importância era grande, ainda restam, na parte mais alta da povoação, vestígios do antigo Paço Real, reduzido a uma construção restaurada, onde D. Dinis e a Rainha Santa Isabel terão habitado.

Monte Real, antigo Paço Real

A situação de Monte Real, a par de uma aproximação das praias de Vieira de Leiria, Pedrógão e S. Pedro de Moel, de importantes centros históricos como Alcobaça, Batalha, e Leiria, do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, fazendo fronteira com o histórico Pinhal de Leiria tornam-na um lugar impar no centro de uma região turística plena de atractivos.

O Rio Lis, ainda navegável na Idade Média corre, imediatamente, a Nascente e a Norte, foi e continua a ser também um factor de desenvolvimento para Monte Real e para as povoações ribeirinhas.

Por isso fica a sugestão para vir conhecer esta região e participar no evento.

Base Aérea Nº5

A Base Aérea N.º 5 (BA5) MHC, localizada na localidade de Serra do Porto de Urso – Monte Real, freguesia do concelho de Leiria é um aeródromo militar da Força Aérea Portuguesa vocacionado sobretudo para a aviação de caça.

Nos terrenos da atual Base Aérea funcionou de 1938 a 1941 o Aero – Clube de Leiria, passando a Aeródromo Militar desde essa data até à inauguração da Base Aérea Nº5.

A base foi inaugurada em 4 de Outubro de 1959, adotando para seu lema a divisa “ALCANÇA QUEM NÃO CANSA”, sendo na altura equipada com aviões de caça F-86F Sabre, que constituiram duas Esquadras, a 51FALCÕES”, e a 52GALOS”.

Corre ou caminha pelos locais onde os caças F16 descolam

O convite fica feito, vem participar num evento que te convida a entrar na Base Aérea de Monte Real.

Corre ou caminha pelos locais onde os caças F16 descolam na defesa do território português.

E no final, bem no final, uma bela sandes de porco no espeto, bebidas e muitas outras surpresas te esperam.

Informações sobre o evento.

Associação Turismo Monte Real.

Página da União de freguesias de Monte Real / Carvide.

Página da Câmara Municipal de Leiria.

Texto: Henrique Dias
Fotos: Atletas.net
Fontes: Wikipédia / União de Freguesias de Monte Real / Carvide

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta