Nacionais de Jovens do Luso contam com 340 jogadores

Luso

O pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada, recebe, pelo quinto ano consecutivo, os Campeonatos Nacionais de Jovens de xadrez.

Nos tabuleiros bairradinos estarão em ação 340 jogadores, na disputa de 16 títulos, 14 individuais – Sub-20, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08, absolutos e femininos – e dois coletivos.

Luso

O Luso é uma vila termal que, situada no sopé da serra do Bussaco, tira partido da excelência das águas oriundas do lençol do Bussaco.

As termas, que além da utilização tradicional, dispõem também de um spa, são conhecidas desde tempos ancestrais pelo tratamento de problemas renais e males da pele.

A existência de infraestruturas desportivas – o Centro de Estágios, as Piscinas e o Pavilhão, impulsionaram também o turismo desportivo e, hoje em dia, no Luso cruzam-se línguas e visitantes de diferentes latitudes.

O turismo é, de resto, uma parte importante na economia local, dinamizada por diversas unidades hoteleiras, restaurantes e comércio tradicional.

Luso

Campeonatos Nacionais de Jovens de xadrez

Esta festa do xadrez jovem, que decorre de 24 a 28 de março, promete partidas de qualidade nos tabuleiros cimeiros de todas as categorias, já que estão presentes nos diversos campeonatos os mais promissores xadrezistas portugueses, também em busca de um apuramento para os Mundiais e os Europeus de Jovens de 2018 nos quais a Federação Portuguesa de Xadrez se fará representar.

Os campeonatos com maior participação serão os de Sub-12 e Sub-10, respetivamente com 86 e 79 jogadores. Por terem maior número de inscritos, estes dois torneios terão oito jornadas, enquanto os outros cincos comportam sete rondas.

Veteranos também jogam no Luso

Igualmente na Vila do Luso, mas nas instalações do Grande Hotel, decorrem, nas mesmas datas, os Campeonatos Nacionais de Veteranos.

Neste caso, os cerca de 40 participantes nas duas categorias (+50 e +65 anos) disputam os títulos nacionais de partidas clássicas, semirrápidas e rápidas. Serão, portanto, atribuídos seis títulos.

Os campeonatos de semirrápidas e de rápidas realizam-se no dia 24, enquanto o de clássicas, com cinco jornadas, disputa-se de 25 a 28.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: FPX

Parceiros