NACIONAIS SUB-20, SPORTING LIDERA

João Fernandes

O Sporting está a dominar coletivamente os Campeonatos Nacionais Sub-20 que se estão a realizar em Abrantes, na pista do Complexo Desportivo Municipal.

Benfica e Juventude Vidigalense estão nas posições imediatas no final da primeira jornada.

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Fotos: Marcelino Almeida e Luís Barreto / FPA

João Fernandes e Sisínio Ambriz dois atletas em destaque

Individualmente, destaque para João Fernandes, do Sporting, que venceu o lançamento do dardo com a marca de 74,43 metros, recorde dos Campeonatos, e que eleva a terceiro melhor português de sempre, em termos absolutos e de sub-23 e segundo de sempre no escalão sub-20.

Como seria de esperar, Sisínio Ambriz também foi uma das figuras.

O benfiquista venceu os 100 metros, com uma excelente marca (10,46), traída pelo vento acima do regulamentar (+3,0m/s), revalidando o título obtido no ano passado.

Ambriz estava na equipa de 4×100 metros, que não terminou a prova. Seria outro triunfo, ele que venceu três provas no Nacional de Esperanças.

André Franco

Nos 400 metros, triunfo de André Franco, do Clube Pedro Pessoa, que fora segundo no ano passado, derrotando o atleta sub-18, Rui Serras, que bateu o seu recorde pessoal.

Nas provas mais longas, João Pedro Santos (Sporting), segundo no ano passado, sagrou-se campeão de 1500 metros, o mesmo sucedendo com Lourenço Rodrigues (J. Ilha Verde), que venceu os obstáculos.

Nos 5000 metros, André Barbosa (Leixões) fez uma prova solitária, chegando a ter duzentos metros de vantagem, triunfando ainda isolado nos 5000 metros.

André Barbosa

Problema técnico, levou ao adiamento do salto com vara

No salto com vara, um problema técnico, levou ao adiamento da prova, por algumas horas.

Quando todos os outros atletas terminaram a sua prova, começou o benfiquista Rodrigo Alcobia, que passou 4,73 metros à primeira, 4,90 m à segunda e depois tentou recorde dos campeonatos, mas não conseguiu ter sucesso a 5,11 metros.

Em femininos, a campeã nacional de Esperanças, Beatriz Castelhano (Arneirense), venceu também em sub-20, embora a primeira a corta a meta tenha sido Nádia Cruz (Benfica), atleta estrangeira com mais de 18 anos.

O mesmo aconteceu no lançamento do disco, em que a melhor, Shakina Andrade (Benfica), também é estrangeira.

Márcia Maketa

Desta forma o título vai para Márcia Maketa, do Sporting, que também venceu o lançamento do martelo (nesta prova repetiu-se, literalmente, o pódio do ano passado).

Para além delas, grande prova de Leonor Ferreira (Benfica), nos 400 metros, enquanto a atleta sub-18, Marta Carriço (Arneirense) venceu o salto em comprimento, muito marcado pelo vento.

Nas restantes provas, destaque para Diana Fernandes (UD Várzea), que revalidou o título nos 5 000 metros, tal como Marta Araújo (Vianense), que revalidou o título no salto em altura, de novo à frente de Gabriela Gorenco (Benfica).

A segunda jornada da competição começará hoje às 9 horas.

Os resultados completos estão na página da plataforma FPA Competições.

Parceiros

Deixe um comentário