Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Nikki Johstone e Joana Fonseca vencem Meia Maratona

Cerca de 4.000 atletas da Montepio Meia Maratona de Cascais, deram um colorido especial à Baía de Cascais no fim-de-semana de Carnaval: ontem, a tarde foi dedicada à Corrida das Crianças; hoje, a manhã esteve reservada para a meia maratona e para os 5 km Cascais.

Foto: Luís Ferreira

Montepio Meia Maratona de Cascais

Na terceira edição do evento organizado pela HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o CCD Cascais, a meia maratona teve dois vencedores inéditos: Nikki Johstone, que em Janeiro venceu a Maratona do Funchal, e Joana Fonseca.

O atleta inglês destacou-se na corrida masculina, consolidando a vantagem ao longo dos 21,1 km, e acabou por cortar a meta isolado com o tempo de 01:09:51. Dois minutos depois, Avelino Eusébio (GFD Running) concluiu o desafio, seguindo-se o triatleta do Estoril Praia Credibom, João Ferreira (01:12:12).

Foto: Paulo A. Lopes

Em femininos, Joana Fonseca acabou por ser a mais rápida e terminou com o registo de 01:20:53. Nas posições seguintes do pódio ficaram Ercília Machado (01:23:34) e Vera Nunes (01:24:05). Os resultados completos e os diplomas de participação estão disponíveis em meiamaratonadecascais.pt.

Estreantes na prova

Manuela Machado – Foto: Paulo A. Lopes

Os 21,1 km da Montepio Meia Maratona de Cascais contaram com vários estreantes. Manuela Machado, medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Gotemburgo 1995 e no Europeu de Helsínquia 1994 e Budapeste 1998, na distância da maratona, correu pela primeira vez esta prova e terminou com 01:34:05.

Também o ator Jorge Corrula, que está a preparar a Maratona de Londres, também se estreou na Montepio Meia Maratona de Cascais e fê-lo com o 01:34:18.

Jorge Corrula – Foto: Luís Ferreira

Evento Verde

Este ano, a Montepio Meia Maratona de Cascais pautou pela implementação de medidas de redução do impacto ambiental no âmbito do Evento Verde, nomeadamente foram eliminados 30.000 sacos de plásticos; a organização utilizou carros elétricos durante o evento; existiu incentivo ao uso de transportes públicos e meios de transportes não poluentes, com a disponibilização de um bengaleiro para bicicletas no parque de estacionamento da Cidadela.

Houve também reforço de contentores diferenciados para a separação do lixo e a promoção de reciclagem no local de partida e meta e nos pontos de abastecimento, bem como a presença de mochileiros na zona da partida e meta para incentivar a separação do lixo e sensibilizar os participantes e o público para a importância da reciclagem, com a recolha e reciclagem de 30.150 garrafas de plástico.

Foto: Gustavo Figueiredo Photography

Em fim-de-semana de Carnaval, muitos foram os que aceitaram o convite da organização e correram os 21,1 km ou os 5 km mascarados e participaram no Concurso de Máscaras promovido no Facebook da prova. As fotos dos participantes nesta iniciativa serão aqui divulgadas nos próximos dias.

Foto de capa: autoria de Luís Ferreira

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Texto: HMS
Fotos: Gustavo Figueiredo Photography / Luis Ferreira / Paulo A. Lopes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta