No Alfusqueiro Trail … fez-se trail

Partida dos 16 km
Decorreu no passado domingo o 3º Alfusqueiro Trail, na freguesia de Préstimo e Macieira de Alcôba, uma das freguesias mais bonitas do concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

Alfusqueiro Trail
Distâncias
A Serra do rio Alfusqueiro recebeu mais de 500 atletas distribuídos por três distâncias:
Caminhada de 10 km – 205 atletas
Mini Trail de 16 km – 246 atletas
Trail de 32 km – 71 atletas
Local de partida

O local de partida não podia ser melhor, situada na Praia Fluvial do Alfusqueiro, ideal para levar a família… enquanto uns corriam outros podiam passar o tempo a dar belos mergulhos, numa dia de calor que convidava a isso mesmo.
A partida para os 32 km foi dada às 8h30, os cerca de 70 atletas que se aventuraram nesta distância, partiram com a certeza que o inicio da prova seria duro, com parte do desnível positivo a ser realizado nos primeiros km. Aos 13 km de prova já se tinha nas pernas 1000 D+ dos cerca de 1700 D+ que compunham a prova.

Por volta das 9h foi dada a partida para a distância mais concorrida os 16 km (que foram 18 km) e logo de seguida a caminhada de 10 km que também foi bastante concorrida, permitindo desta forma povoar ainda mais esta bonita serra.

A distância dos 16 km também se revelou um “osso duro de roer”, pois os cerca de 1000 D+ não deixavam margens para grande sossego. E foi necessário que os atletas colocassem toda a sua capacidade de sofrimento em prática.
Os trilhos
Os percursos não podiam ter sido melhor escolhidos, recheados de tudo o que temos direito quando vamos fazer um trail. Subidas duras e técnicas, zonas rolantes, subidas corriveis, descidas para largar os travões e outras para levar o travão de mão sempre pronto a entrar em ação, travessia de rio, single tracks … tudo condimentos para que a diversão fosse grande… e foi mesmo.

Os abastecimentos

Os abastecimentos estavam colocados em Aldeias que pertencem a esta freguesia: Pousadas; Macieira de Alcôba; Lourizela; Frágua e Casal. Desta forma, foi possível dar a conhecer aos atletas, todas ou parte desta bonitas povoações (consoante a distância efetuada), sempre com gente simpatica à soleira da porta a ver os participantes passar.
Final Feliz
Há medida que os participantes nas diversas distâncias iam chegando, ninguém arredava pé do local de partida e chegada. O calor, a beleza do local e o rio convidavam a um prolongamento do convivio entre equipas e famílias. Viveu-se sem dúvida uma grande união entre o Homem e a Natureza.
Resultados
Mini trail
Geral masculino
1º João Dias – Equipa Kalenji Team Decathlon Aveiro – 1h45’04’’, seguido de Rui Figueiredo – Equipa Trail Bela Bela – 1h48’25’’ e de Manuel Vicente – Individual – 1h48’31’’, estes dois ultimos atletas a proporcionar espectáculo na ponta final.

Geral feminina
Catarina Martins – Equipa Trail Bela Bela – 2h13’46’’, foi a vencedora, com Liliana Ribeiro – Equipa CrossFit Aveiro – 2h27’46’’ e Felicia Fernandes – Equipa Trail Bela Bela – 2h29’33’’ a obterem o 2º e 3º lugar.

Classificação por equipas
1º Solar O Condado – 26 pontos, 2º Trail Bela Bela – 64 pontos e 3º Kalenji Team Decathlon Aveiro – 77 pontos
Trail
Geral Masculino
1º Bruno Ferreira – Águias de Alvelos – 3h02’, 2º Daniel Henriques – Trail Bela Bela – 3h10’, e em 3º Pedro Mota – AD Travasso – 3h13’.

Geral Feminina
Alice Lopes – Equipa Ginásio Fit4Fun – 3h56’ venceu, completaram o pódio Isabel Almeida – Equipa CTAD – Trilhos de Cinfães – 4h32’ e Paula Penedo – Equipa AMCF Arrábida Trail Team – 4h36
Classificação por equipas
1º ACD “Os Ilhavos”, 2º OzXtreme/RDA, 3º CTAD – Trilhos de Cinfães.

Prémio para a equipa mais numerosa
Correio de Albergaria Trail Running

CTAD – Trilhos de Cinfães

A nossa equipa fez-se representar nesta prova por quarto elementos, todos eles na distância dos 32 km.
Foi uma excelente jornada para a equipa CTAD – Trilhos de Cinfães com quatro pódios, três individuais e um coletivo.
Isabel Almeida concluiu a prova com 4h32’ obtendo o 2º lugar na geral e 2º lugar no escalão F40;
Severina Almeida concluiu a prova em 4h51’ obtendo o 1º lugar no escalão de Seniores e o 4º da geral feminina;
Humberto Almeida concluiu a prova em 4h49’ obtendo o 44º lugar da geral e o 16º lugar no escalão M40;
Viriato Dias concluiu a prova em 3h49’ obtendo o 13º lugar da geral e o 4º lugar no escalão M40.
Fica a certeza que a organização já esta a planear o 4º Alfusqueiro 2018, para que seja ainda mais épico… quanto a mim já estou a aguardar ansiosamente que venha.
Evento no Facebook.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Viriato Dias
Fotos: Cátia Ferreira e Sérgio Correia