NOCTIS TRAIL QUE PROVA

Equipa de OPraticante.pt e GTT SPS - Grupo Todo Terreno de São Pedro do Sul - Fox Running Team - Foto: OPraticante.pt
Realizou-se no início deste mês, no dia 3 Dezembro, a 3ª edição do NOCTIS TRAIL.
O Evento desportivo noturno, foi composto por duas provas de trail (21K e 14K) e uma caminhada (10K). As provas de trail contaram para a classificação no Troféu de Trail Terras de Águeda, sendo, aliás, esta a última das 11 etapas do troféu.
Foi organizado pela empresa PORTA.ABERTA.EVENTS com o apoio do Instituto Duarte de Lemos, respetiva junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Águeda.
Os trajetos percorreram alguns locais e lugares circundantes à União de Freguesias de Trofa do Vouga, Segadães e Lamas do Vouga explorando algumas das suas ruas e respetivos espaços naturais.
Leia também
NOCTIS TRAIL 22, CORRER À NOITE É PARA TODOS!
Fonte: João Miguel Garrido
Fotos: Organização e de Rui Marques
A prova do NOCTIS TRAIL
A prova foi espectacular!
Correr de noite, tem logo uma dificuldade acrescida por si só, independentemente do tipo de trilho.
Mas o NOCTIS conseguiu ter um pouco de tudo, desde estradão a trilho mais técnico e com lama, e a algumas passagens por núcleos habitacionais.
A prova no geral estava bem marcada, talvez um ponto ou outro podesse ter mais reflectores ou indicações. Mas ninguém se perdeu!
Os atletas tiveram bom acompanhamento durante as provas por inúmeros voluntários ( na sua maioria jovens), quer nos abastecimentos, quer no atravessamento de vias rodoviárias e/ou mudanças de direcção mais difíceis.
Em relação ao percurso, temos que destacar a parte final, que decorreu por um autentico “labirinto” de quintais murados, que atravessou propriedades privadas, e até um armazém com uma música ambiente!!
O espaço
O Instituto Duarte de Lemos, situado em Trofa do Vouga, foi o “centro logístico” de todo o evento.
Foi assim muito eficaz, e pratico para todos os atletas, pois estava tudo concentrado e organizado num mesmo espaço.
Desde o estacionamento, ao secretariado, aos balneários. No pavilhão realizaram-se as partidas, as chegadas, a entrega de prémios e o jantar bem saboroso.
O jantar
Um trail bem organizado, a um preço bastante acessível, e que no fim ainda tem jantar, que é que se pode desejar mais!?? Que o jantar seja leitão!!! Ehehe
E foi! Sandes de leitão, com batatas fritas, com bebida e ainda um caldo verde!!
Foi bastante notória o esforço da organização e voluntários de bem acolher todos os participantes, e o jantar, foi sem sombra de dúvida o expoente máximo desse esforço! Obrigado!
De destacar, que ainda antes do jantar, houve no abastecimento final, pizza – e que saborosa que era! Ainda quente, vinda da padaria vizinha do evento!
A organização
A organização, é fundamentalmente um conjunto de pessoas esforçadas que, por carolice, abdicam do seu tempo pessoal para servir este evento e a região em que estão inseridos.
É de louvar o esforço que tiveram para conseguir organizar um evento desta dimensão.
Nem tudo foi perfeito, e eles sabem-no! E isso (o saber) é o principal, para poder continuar a evoluir, corrigindo algumas das pequenas falhas! CONTINUEM!
CONTEM CONNOSCO! VOLTAREMOS!!
Resultados
Ao nível da equipa de OPraticante.pt, temos a destacar o 1º Lugar da Geral, do Pedro Garrido no trail longo.
E a classificação no escalão F40, das Atletas Marta Carmo e Patrícia Lamego, que obtiveram o 1º e 2º lugar respetivamente.
Os resultados podem ser consultados aqui.