Nova Racing Team vencedora surpresa no aniversário do KIP

Realizou-se ontem as 10 horas do KIP 2015, integradas nas comemorações do 18º aniversário do Kartódromo Internacional de Palmela. No total 29 equipas de elite juntaram-se para competir nos já conhecidos karts, Rimo EVO5.

A prova foi composta por 40 minutos de treinos e 10 horas de competição, as equipas tinham que ter um mínimo de cinco atletas e um máximo de 10.

A equipa de “O Praticante” composta por Luís Duarte, Pedro Gregório, Fábio Santos, João Sousa, e Humberto Conceição, participou pela quinta vez consecutiva.

Às 11 horas deu-se início aos treinos com o piloto de “O Praticante” João Sousa a brilhar ao fazer o melhor tempo de volta, conquistando a pole position.

Ao meio dia estavam 29 pilotos na grelha de partida com os motores ligados e olhos focados no semáforo vermelho, e à espera que mudasse para verde, quando aconteceu disparam os pilotos para conquistar a liderança, e ai começou a confusão quando o piloto da Racing Aces toca noutro piloto e o faz sair de pista, a equipa que lutava pela vitória foi penalizada com um stop and go, mas piorou quando o piloto para perder o menos tempo possível trava a fundo na zona de travagem, acabando por derrapar e bater nos pneus, com isto o Diretor de prova decidiu que o piloto devia ser penalizado com um minuto.

Devido a esta confusão o piloto “O Praticante”, o da Racing Team e o da GD Santan Totta ficaram logo isolados na liderança da prova. No entanto a Racing Aces fez uma recuperação incrível, que lhes permitiu chegar ao lugar mais alto do pódio e disputa-lo até ao fim com a Nova Racing Team. Na acesa luta entre estas equipas pela vitória no evento foi a Nova Racing Team, que conseguiu um feito inédito de no final arrancar o primeiro lugar à Racing Aces que teve uma prova brilhante depois da penalização, mas não conseguiu levar a melhor. No último lugar do pódio ficou a GD Santan Totta.

A equipa “O Praticante” teve um início fantástico mas pelo motivo de perder duas vezes um vasto tempo no reabastecimento, não conseguiu segurar-se na frente de corrida tendo sido empurrada para o quinto lugar, mas com a excelente gestão do chefe de equipa Luís Duarte a equipa acabou no quarto lugar.

No final de prova Luís Duarte, chefe de equipa esclareceu que “os azares acontecem e temos que saber lidar com eles e foi o que fizemos, arriscamos tudo, esticamos a gasolina e os turnos ao limite e no final o resultado foi positivo, conseguimos um quinto lugar. Estão de parabéns todos os pilotos que constituíram a equipa e deram o seu melhor para alterar a história”. Duarte manifestou também o agradecimento de toda a equipa à sócia gerente Dª Amália Mendes pela oportunidade e confiança neles depositada para representarem “O Praticante”.
Dª Amália Mendes felicitou a equipa pelos resultados obtidos no aniversário do KIP.

karting04Tiago Teixeira do Raicing Aces revelou que “ fomos “passarinhos”, andamos sempre com confiança nas nossas capacidades e como já tínhamos uma volta de avanço sobre o segundo, ficamos convencidos da vitória e no final faltava-nos fazer mais uma troca de piloto do que o segundo e foi ai que eles agarraram o primeiro lugar e não o largaram mais”.

Jorge Gaspar, chefe de equipa do troféu Nacional kart disse “a nossa equipa dentro de pista esteve muito bem, fora da pista a gestão da equipa também esteve bem, já tínhamos levado uma penalização por causa do excesso de peso mas não nos desmoralizou, continuamos a lutar até que na ultima hora houve uma falta de comunicação que estragou tudo e nos fez ficar fora do top 10. Paulo Campos, piloto da equipa salientou ainda que “ em todos os anos que estivemos presentes nesta prova obtivemos sempre umas prestações engraçadas. O nosso objetivo não foi cumprido, mas o importante foi termo-nos divertido”.

Diogo Topa chefe de equipa do Campeonato Nacional Kart mostrou o seu contentamento pelo sexto lugar alcançado, “a equipa esteve muito bem, designaram-me como líder, mas não foi a realidade, todos ajudaram para que se fizesse uma boa gestão de prova. O carro por outro lado não foi tão bom, ao início portou-se mal mas à medida que a prova ia decorrendo o carro ia melhorando”.

No final a diretora do KIP agradeceu a todos os participantes pela sua presença neste evento que celebrou mais um ano daquele kartódromo.

Classificação:
1º Nova Racing Team – 634 voltas
2º Raicing Aces – 634 voltas
3º GD Santan Totta – 634 voltas
4º Primos Racing – 632 voltas
5º O Praticante – 631 voltas
6º Campeonato Nacional de Kart – 631 voltas

Clique aqui para ver mais fotos sobre este evento

Texto e fotos de: Miguel David

Parceiros