O contacto com a natureza no 16º Passeio Chaparros

Realizou-se a 8 de novembro, pelo 16º ano o passeio de btt, numa organização dos Chaparros BTT Team Associação, na bonita e acolhedora cidade do litoral alentejano, Santiago do Cacem.

Este passeio organizado anualmente pelos Chaparros BTT Team Associação durante o mês de Novembro, tem como objectivo promover o BTT pelo simples prazer da prática desportiva, proporcionando a todos os amantes da modalidade momentos de convívio em contacto com a natureza. Para além disso, também promove e divulga o Concelho de Santiago do Cacém. Através desta actividade os participantes terão a oportunidade de percorrer diversos trilhos, caminhos rurais e estradas do Concelho desfrutando das belas paisagens entre a serra e o mar que caracterizam o Alentejo litoral.

Paralelamente ao evento e no local do secretariado, foi desenvolvida uma feira de exposições, com várias empresas da região a promoverem os seus produtos.

Dia que se revelou de sol, anunciando um dia maravilhoso para a pratica do btt. Comecou desde muito cedo a romaria dos participantes a chegarem, para o levantamento dos dorsais que se realizou sem qualquer tipo de demora ou atraso, tendo à sua disposiçao um pequeno almoço com alguns dos doces tradicionais do alentejo, e sempre com a simpatia que os “chaparros btt team” já nos habituaram.

btt01A zona de partida que ficava distante do secretariado começava a ficar composta com os cerca de 250 bttistas que se deslocaram para as duas vertentes do passeio, 40km ou 70km, ambas as distâncias com um traçado digno das melhores maratonas, em que os atletas puderiam disfrutar de todo tipo de trilhos, de estradões para rolar, singles track, descidas com viragens repentinas e curvas apertadas, sobe e desce, parte pernas, ribeiras, onde puderam apreciar paisagens lindas, ou seja um grande traçado estando por isso a organizaçao de parabéns, as zonas de abastecimento estavam tambem elas no conceito de passeio e não de competiçao, pois puderia se saborear sandes de carne, às famosas loiras (mini), frutas, etc., sempre com diversao através do staff, e entre os participantes.

bttNa meta os atletas para além da moldura humana que os estava a ver chegar, tinha castanhas e imperial, recepção de rei diga se, sem a pressao de tempos os vários atletas vão chegando em grupos, em pleno convivio algo que é apanagio no btt, lavagem das bikes e banhos sem qualquer tipo de demora, e finalmente um almoço como os “chaparros “ já nos foram habituando. Servido á mesa pelo staff , e sem restriçoes, cada um como o que tem vontade, e sempre um passeio que para quem se quer divertir a fazer btt, e disfrutar de uns trilhos variados deve apontar na agenda para marcar presença.

O Praticante, esteve presente com Hélder António, Sérgio Mendes, Luís Duarte, e também com quatro atletas de Praticante / Centro de Solidariedade Social Pinhal de Frades Alberto Poço, António Manuel, José Miguel, Luís Martins acompanhados do fotógrafo António Baganha de O Praticante.

Para 2016 não se esqueçam o passeio dos Chaparros está à sua espera, com o melhor que têm para lhe dar, aponte na sua agenda

Clique aqui, para visualizar o trabalho fotográfico de António Baganha – O Praticante.
Texto: Helder campaniço

Parceiros

Deixe uma resposta