Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Orientação, novos Campeões conquistam Celorico da Beira

A orientação conquistou Celorico da Beira, enquanto se apuraram os novos Campeões de Distância Média e Estafetas da temporada 2019!

Estão apurados os novos Campeões de Distância Média e Estafetas em Orientação! Num evento superiormente organizado pelo Clube de Orientação de Viseu, Município de Celorico da Beira e Federação Portuguesa de Orientação, os Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas, a grande exigência técnica e física dos percursos planeados, tornaram estes campeonatos uma verdadeira festa da orientação.

Num novo mapa, cujo terreno foi fortemente elogiado pelos participantes, os melhores atletas nacionais de orientação pedestre lutaram para subir ao lugar mais alto do pódio.

Orientação
Foto: Município de Celorico da Beira

Na Elite masculina a luta foi intensa até ao fim, em femininos a vitória foi de Filipa Rodrigues

Em homens Elite a luta foi intensa até ao fim, sendo que Pedro Nogueira (detentor do título de Campeão Nacional de Distância Longa) da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) superiorizou-se em 35s a Rafael Miguel do Ori-Estarreja, sagrando-se, portanto, o novo Campeão Nacional de Distância Média em Orientação. O pódio foi fechado por Tiago Romão (CMo Funchal) a apenas 4s (!!!) de Rafael Miguel.

Já no escalão feminino, a vitória foi de Filipa Rodrigues, também do ADFA, com uma vantagem de mais de 25 min sobre a segunda classificada, Patrícia Casalinho, do Clube de Orientação do Centro (COC). Maria Sá, do ADFA fechou o pódio. A nível coletivo, e no escalão de seniores, a vitória sorriu para o Ori-Estarreja em Masculinos e para o Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C) em Femininos.

Campeonato Nacional de Estafetas da Orientação

Para domingo estava reservado o esperado Campeonato Nacional de Estafetas. Neste evento, todos os atletas partem em conjunto, na denominada Mass Start, sendo que vence a equipa (cada equipa é constituída por 3 atletas, realizando cada atleta um percurso de forma individual) que cruzar primeiro a meta.

Em Seniores Masculinos os vencedores foram a Equipa 1 do Ori-Estarreja, constituída pelos atletas Rafael Miguel, Jorge Fortunato e Diogo Miguel. Em 2º lugar ficou a equipa 1 do .COM (Clube de Orientação do Minho) e em 3º a equipa 1 do GD4C.

Já em Seniores Femininos, o primeiro lugar sorriu à equipa do GD4C, numa equipa constituída por Inês Pinto, Verónica Fradique e Inês Alves, enquanto que o 2º lugar foi conquistado pela equipa do Ori-Estarreja.

Mais de 400 atletas tiveram oportunidade de correr num novo mapa

A balanço da organização foi bastante positivo. Mais de 400 atletas tiveram oportunidade de correr num novo mapa, numa zona fantástica não só para a prática da orientação, mas também para passear em família.

A orientação regressará a Celorico em maio de 2020, desta vez com dois eventos urbanos, uma etapa do Taça de Portugal de Sprint e os Campeonatos Nacionais de Sprint Relay.

Página do evento.

Sitio oficial do evento.

Página da organização.

Segue também todas as notícias sobre a orientação nacional no sitio oficial da Federação Portuguesa de Orientação.

Texto: Miguel Nóbrega
Fotos: Município de Celorico da Beira, Rui Martins e Isabel Saraiva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta