ORMEI O campeonato dos toques
A quinta prova do XVI Campeonato ORMEI – 2015/2016, aconteceu no passado dia 9 pelas 10:00, no KIP – Kartódromo de Palmela.
Desta vez 21 pilotos participaram, dos quais 3 convidados. Como estava previsto, sendo a frota de Palmela muito grande, foram efectuadas três mangas com a totalidade dos pilotos.
Encontrando-se a pista seca e por votação, a maioria decidiu utilizar-se o sentido invertido.
Nos primeiros treinos a pista encontrava-se algo escorregadia pelo que quase todos os pilotos efectuaram o melhor tempo na última volta (5ª), tendo a volta mais rápida sido obtida pelo Ricardo Araújo e Carlos Costa, com o tempo, 1:12:858.
Mesmo partindo da frente, com uma má partida do Ricardo Araújo, Rui Jaime tem de o empurrar ligeiramente, deixando depois entrar o Carlos Costa, quando sem apelo nem agravo, com “ligeiros” toques passa o Dário e o António Baptista, seguindo à boleia o Rui Miranda. Outros casos de toques passaram-se ao longo desta primeira manga. A vitória foi do Dário Garcia seguindo-se o Gonçalo Pimpão, Rui Miranda e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:07:917 pelo Gonçalo Pimpão.
Mal a corrida terminou começou a chuva pelo que se optou pelos fatos de chuva e o sentido normal. Nos segundos treinos, com a pista totalmente molhada, as melhores voltas foram ao longo das 4 voltas completas, os mais rápidos foram o António Baptista seguindo-se o Ricardo Araújo e Nuno Coelho com o tempo, 1:40:135.
Depois foi uma corrida de trás para a frente. Primeiros a passar foram o Francisco Pereira e Pedro Brito, seguindo-se o Mário Alemão e Rafael Carriço, ainda durante a primeira volta. O Luís Mello resolveu espetar-se sozinho contra os pneus e Rui Jaime ultrapassa o João Carlos. Miguel Freitas e Manuel Castanheira, Carlos Costa. Pedro Soares despista-se e o João Raimundo resolve sair no mesmo lugar do Luís Mello. Ruben Durão e Augusto Marques são os seguintes, terminando com a ultrapassagem ao Bruno Sabido. A vitória foi novamente do Dário Garcia seguindo-se o António Baptista, Gonçalo Pimpão e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:39:285 pelo Dário Garcia.
Nos terceiros treinos, a pista já se encontrava em fase de secagem, mas ainda muito escorregadia. Melhores tempos ao longo das 4 voltas completas, os mais rápidos foram o Gonçalo Pimpão, Ricardo Araújo e Dário Garcia. Melhor tempo, 1:31:949.
Nova partida em que Rui Jaime conseguiu ganhar algumas posições mas na descida, novamente confusão passando para 13º mas conseguindo ficar na direcção correcta. Na curva do candeeiro estava o Gonçalo Pimpão espetado nos pneus a tentar regressar à pista, o que conseguiu com alguns “contactos” à mistura. Mais uma vez, mas noutro local, o Luís Mello ficou parado contra uns pneus. A vitória voltou a ser do Dário Garcia, fazendo um pleno, seguindo-se o Gonçalo Pimpão, António Baptista e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:28:147 pelo Gonçalo Pimpão.
No dia 13 de Fevereiro, pelas 09:15, no EuroIndy – Kartódromo da Batalha, decorrerá mais uma corrida do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.
[mom_video type=”youtube” id=”G1GDqSOFb0k”]
Texto: Rui Jaime