Parque Verde da Várzea recebeu o Crosse de Torres Vedras

Parque verde

O Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, acolheu mais uma edição do o Crosse de Torres Vedras / 39.ª edição do Corta-Mato de Matos Velhos

Leia também

Cross de Torres Vedras um dos mais emblemáticos Crosses Nacionais

Página do Município de Torres Vedras

Crosse de Torres Vedras recebe cerca de 700 atletas no Parque Verde da Várzea

Esta edição simbolizou o regresso das provas de corta-mato de âmbito nacional a Torres Vedras, depois da interrupção motivada pela pandemia, no ano passado.

O Cross de Torres Vedras é uma prova qualificada pela Federação Portuguesa de Atletismo, na qual participam os melhores atletas nacionais da modalidade de atletismo, na variante de corta-mato.

No Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras estiveram clubes de várias associações distritais do país, contando com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais de corta-mato. As provas abrangeram os escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos, em ambos os géneros.

Paulo Barbosa do Sporting Clube de Braga venceu

O vencedor masculino foi Paulo Barbosa do Sporting Clube de Braga

Paulo Barbosa (Sporting Clube de Braga) e Ana Ferreira (Sporting Clube de Portugal) venceram o Crosse de Torres Vedras / 39.ª edição do Corta-Mato de Matos Velhos.

Paulo Barbosa concluiu os 8.000 metros da prova em 24.27 minutos, batendo Rui Teixeira (Sporting Clube de Portugal), que gastou mais dois segundos. Luís Saraiva (Sporting Clube de Braga) completou o pódio, ao terminar a 19 segundos do seu companheiro de equipa.

Licínio Pimentel (Sporting Clube de Portugal), que procurava o seu terceiro triunfo em Torres Vedras para igualar o número de vitórias do marroquino Riad Mohamed, não foi além do 11.º posto, a 40 segundos de Paulo Barbosa.

Ana Mafalda Ferreira do Sporting Clube de Portugal levou a melhor em femininos

No setor feminino, Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) levou a melhor, ao concluir os 6.000 metros em 20.38 minutos, menos 20 segundos do que Jessica Augusto (Sporting Clube de Portugal), segunda classificada, e menos 30 do que Susana Cunha (Recreio Desportivo de Águeda), terceira.

Parque Verde

Ana Ferreira escreveu na sua página “Já não me lembrava de como era bom correr corta mato, uma prova que me traz sempre tão boas recordações, especialmente aqui em Torres Vedras. ☺️

Hoje alinhei na partida deste emblemático cross, onde já vi grandes nomes do atletismo correr, como forma de preparação para o Campeonato Nacional de Corta Mato que se avizinha.

E não podia sair mais satisfeita com uma vitória e boas sensações.
🏆🥇
Sigo rumo aos objetivos, com o mesmo foco e determinação.

A classificação por equipas contou com os seguintes clubes a subir ao pódio:

1º – União Desportiva de Várzea
2º – Sporting Clube de Portugal
3º – Run Tejo
4º – NucleOeiras
5º – Casa do Benfica de Torres Vedras

Durante o evento, a Câmara Municipal de Torres Vedras entregou uma oferta simbólica à Federação Portuguesa de Atletismo, que celebra o seu centenário em 2021.

Sublinhe-se que aquela Federação recorreu à prova para observar e selecionar os atletas juniores, sub-23 e seniores (femininos e masculinos) que serão chamados a representar Portugal no Campeonato da Europa de Cross Country, no próximo dia 12 dezembro.

O Cross de Torres Vedras – 39.º Corta-Mato de Matos Velhos foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Desportivo de Matos Velhos e a União Desportiva do Oeste.

Parceiros