Patinagem Artística | Portugal conquista 12 medalhas na Taça da Europa’2015
Share the post "Patinagem Artística | Portugal conquista 12 medalhas na Taça da Europa’2015"
Na sexta-feira, 31 de Julho, quinto e último dia de provas na Taça da Europa de Patinagem Artística – Gijon’2015, Portugal somou mais cinco medalhas, fruto das brilhantes prestações dos patinadores na competição de Solo Dance. Deste modo, Portugal termina a competição em França com 12 medalhas conquistadas.
Depois do domínio no Solo Dance Infantis, os patinadores portugueses, desta feita nos escalões de Iniciados, Cadetes e Juvenis, voltaram a cimentar a posição de Portugal como uma das principais potências na especialidade. Em Iniciados, o pódio foi ocupado na totalidade por atletas portugueses, com Bruna Pinheiro a conquistar a medalha de ouro, seguida de Ernesto Silva (prata) e de Cristiana Oliveira (bronze). No escalão de Cadetes, Portugal ficou muito próximo das medalhas, com Inês Castro a terminar a prova na 4ª posição, seguida de Beatriz Sousa (5ª) e de Rute Freire (6ª). Em Juvenis, os dois representantes portugueses na prova garantiram os dois lugares mais altos do pódio, com José Cruz a conquistar a medalha de ouro e Francisco Silva a arrecadar a medalha de prata.
Portugal encerra a sua participação na Taça da Europa’2015 com 12 medalhas conquistadas: sete de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A próxima competição internacional de Patinagem Artística – Campeonato da Europa – Itália’2015 – realizar-se-á de 23 de Agosto a 1 de Setembro.
Portugal garante conquista duas medalhas no quarto dia
No quarto dia de provas Portugal garantiu mais duas medalhas, uma de ouro (Mariana Pinheiro) e uma de prata (Rita Andrade), ambas na competição de Solo Dance Infantis. Portugal dominou por completo esta categoria com prestações de muito bom nível por parte das duas atletas, patinadoras que garantiram os dois lugares mais altos do pódio. Mariana registou a melhor pontuação da prova e Rita foi 2ª classificada, tal como havia acontecido no Campeonato Nacional de Solo Dance’2015.
Portugal não competiu no dia 29 de Julho, terceiro dia de provas.
Portugal soma mais quatro medalhas no segundo dia
No dia 28 de Julho, segundo dia de provas, Portugal somou mais quatro medalhas, três de ouro (Ana Ventura, Diogo Craveiro e Catarina Craveiro/Diogo Craveiro) e uma de prata (Catarina Craveiro).
Na competição feminina de Patinagem Livre Cadetes, Ana, que havia registado a 2ª melhor marca no Programa Curto, superou a concorrência no Programa Longo, conseguindo alcançar o lugar mais alto do pódio. Nesta mesma prova, Catarina Andrade terminou no 8º lugar da geral e Lara Santos foi 10ª.
Já na Patinagem Livre Cadetes masculinos, Diogo repetiu o domínio do Programa Curto e cimentou o seu primeiro lugar. Claudiu Rus terminou a prova no 8º lugar.
Na prova de Patinagem Livre Infantis Femininos, Catarina Craveiro conquistou a medalha de prata. Nesta prova, Rita Andrade registou a 5ª melhor pontuação e Cristina Rakasi foi a 6ª classificada.
Nos Pares Artísticos, o par formado por Catarina Craveiro e Diogo Craveiro conquistou a medalha de ouro.
Diogo Nogueira conquista ouro no primeiro dia
No primeiro dia de provas os patinadores da Seleção Nacional entraram a grande nível, com destaque para Diogo Nogueira que conquistou a medalha de Ouro na Patinagem Livre Iniciados Masculinos, classificando-se na frente de dois atletas espanhóis: Aritz Pejenaute (Prata) e Ot Dalmau (Bronze). Na prova para Iniciados Femininos desta especialidade, as patinadoras portuguesas estiveram muito perto do pódio: Carolina Cabo terminou no 4º lugar, Daniela Meireles foi 5ª e Mariana Silva registou a 7ª melhor pontuação, numa prova vencida pela espanhola Manuela Doldan.
Texto de: F.P.P.