Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Movimento Vem pedalar Contra o Discurso de Ódio

Vem pedalar Contra o Discurso de Ódio

Passeio de bicicleta integrado no programa do evvento da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio, a realizar no dia 24 de março, pelas 10h00, junto do Centro Cultural de Cascais.

As inscrições são efetuadas diretamente no Portal da Juventude e nos sites Cascais 2018 e Ódio Não, até às 10:00h do dia 24 de março.

Contra o Discurso de Ódio

O movimento tem como principal objetivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online.

O Discurso de Ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância”.

A internet dá-nos a possibilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos fornecendo assim um espaço de completa participação, empenho e livre expressão pessoal.

Com o desenvolvimento das Redes Sociais todos podemos participar no ciberespaço de formas muito diversas, desde o contato permanente com os nossos amigos e o desenvolvimento de novos contactos até à partilha de conteúdos e à exploração da nossa capacidade de nos exprimirmos.

Este espaço online dá-nos novas oportunidades tais como aderir com outros a causas em que nos queremos empenhar e que nos preocupam.

Mas também podemos igualmente ser vítimas e agentes de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre as quais, o discurso de ódio em diversos formatos e o ciberbullying.

O mundo online não deixa de ter valores. O discurso de ódio, como tal, não é um assunto novo na internet, nem no debate sobre direitos humanos. A sua dimensão online e o dano potencial que pode provocar em processos democráticos dá-nos novas razões para agir!

Objetivos da campanha

Sensibilizar para o discurso de ódio online e seus riscos para a democracia e promover a literacia nos meios de comunicação social e na internet;
Apoiar os jovens na defesa dos direitos humanos, online e offline;
Reduzir os níveis de tolerância ao discurso do ódio online;
Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos para trabalhar online;
Mostrar apoio e solidariedade para com pessoas e grupos alvos do discurso do ódio online;
Desenvolver formas de participação da juventude e a cidadania digital.

Em resumo, pretende-se combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, e proporcionar aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos.

O Movimento no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta