PEDRA DA FERIDA, QUE TRAIL MAGNIFICO

Foto: Photography Vicentezuzarte

A 1ª Edição do Trail Pedra da Ferida na freguesia do Espinhal decorreu no passado dia 20 de novembro, numa iniciativa promovida e organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Voluntários de Penela com apoio da Junta de freguesia do Espinhal, e do Município de Penela.

Leia também

PEDRA DA FERIDA, UM TRAIL A PERCORRER TRILHOS ANCESTRAIS

Evento

Organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Penela

Fonte: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Fotos do Zé / Photography Vicentezuzarte

Evento com cariz solidário

O evento teve um cariz solidário e serviu especificamente para angariar fundos com vista à aquisição de equipamentos de socorro à comunidade e ajuda aos Bombeiros Voluntários de Penela.

O Parque Verde Quinta da Cerca no Espinhal foi o epicentro deste evento, local perfeito para um passeio, um piquenique, um momento de leitura, uma aventura nas árvores ou apenas para descontrair.

Com o verde da floresta, o som manso das águas da ribeira e o canto dos pássaros, este espaço oferece uma opção multifacetada, que agrada a todos.

Equipado com parque estacionamento, parque de merendas, churrasqueira, WC, campo de futebol, entre outras dependências afetas à prática desportiva.

Foto: Organização

Trail Pedra da Ferida foi um sucesso

O evento foi construído por um trail curto de aproximadamente 17 Km e 900 D+ desnível positivo, integrado no Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra composto num total de nove provas.

Teve também uma caminhada de aproximadamente 10 Km com transporte de autocarro até ao local de partida no São João do Deserto, neste local com um bom binóculo e um pouco de imaginação, avistam-se dali cinco Distritos, além, evidentemente, do de Coimbra: os Distritos de Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Aveiro.

Subir alguns quilómetros para ver cinco Distritos, temos de reconhecer que vale a pena. E não se gasta nada, a não ser as botas.

Foto: Photography Vicentezuzarte

Dada a partida cerca das 9:30h, iniciou-se o percurso em empedrado pelas ruas da freguesia do Espinhal até à escadaria do Calvário, entrando de seguida em trilho técnico com subidas bastante inclinadas e logo verificámos que dureza não iria faltar.

Logo após damos entrada na ribeira, onde lá tivemos que molhar o pézinho, tendo que atravessar por várias vezes as suas margens até entrarmos no trilho da cascata, que dá nome à prova e que trilho maravilhoso tivemos oportunidade de percorrer, paisagens maravilhosas, quedas de água, rochas ou seja tudo o que os amantes deste desporto de natureza adoram.

Foto: Photography Vicentezuzarte

Serra do Espinhal, onde se esconde uma das cascatas favoritas de Portugal

É na Serra do Espinhal, junto á vila homónima do concelho de Penela, que se esconde mais uma das nossas cascatas favoritas de Portugal.

A admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura e forma uma deliciosa piscina natural, perfeita para refrescantes mergulhos naquelas quentes tardes de verão do Centro de Portugal.

E se a cascata encanta, o trilho que até ela conduz apaixona. Ao longo da Ribeira da Azenha, somos brindados com frondosa vegetação, o omnipresente som da água a correr, pequenos poços de água, pontes de madeira e azenhas antigas.

Cascata Pedra da Ferida – Foto: Organização

Não falta sequer um merendeiro para fazer um inesquecível picnic rodeado de natureza. Um verdadeiro bosque encantado para saborear lentamente!

Percurso Pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha, podem pesquisar na internet, vão ver que não se vão arrepender de visitar!

Esta prova é realmente uma prova de trail running no seu estado puro, cerca de 90 % é realizada em trilhos, uns mais fáceis outros mais técnicos quer a subir quer a descer, mas de uma beleza ímpar.

Em termos de marcações estava irrepreensível, tudo muito bem sinalizado, fitas colocadas de forma a não haver enganos no percurso, enfim organização top.

Foto: Organização

A majestosa Praia Fluvial da Louçainha

Após subirmos a maravilhosa cascata percorremos o Percurso Pedestre PR2 PNL que nos levaria a outro ex-libris do concelho de Penela, a majestosa Praia Fluvial da Louçainha, local do primeiro abastecimento.

A Praia Fluvial da Louçainha é sem dúvida um pequeno paraíso situado no concelho de Penela. Este refúgio encontra-se no meio da densa Serra do Espinhal.

Aproveita a naturalidade da ribeira da Azenha devido à construção de várias represas com diferentes profundidades.

Foto: Photography Vicentezuzarte

Este local é bastante apetecido na região pela paisagem envolvente que transmite tranquilidade devido à união perfeita do verde da serra com a frescura cristalina das águas.

A represa destinada às crianças tem uma profundidade máxima de 1 metro e possui toda a segurança exigida.

A represa é destinada mais à prática de natação e possui uma prancha de mergulho na zona mais profunda, de 3,50 metros.

Foto: Photography Vicentezuzarte

O percurso até aqui foi na sua maioria em subida e a segunda metade da prova iria ser em descida, mas quem imaginou que seria fácil, depressa verificou o contrário, com descidas muito técnicas pelo meio de rochedos e em que os ramos das árvores foram os nossos maiores aliados.

Já de regresso passagem pela aldeia de Relvas, em seguida a aldeia Pé de Esquio local do segundo abastecimento, acrescentar também que os abastecimentos foram todos de sólidos e líquidos, em quantidade e qualidade.

Foto: Photography Vicentezuzarte

Um belo banho para terminar a prova

Serpenteamos a Serra do Espinhal até regressarmos novamente ao trilho junto da ribeira, onde a cerca de 300 metros da meta tivemos que nos deslocar mesmo pelo meio dela, ouve também quem não dispensasse um belo banho e quem não o conseguisse evitar!

Ultrapassado este último obstáculo foi sprintar para a meta no Parque Verde Quinta da Cerca no Espinhal e para o final de mais esta aventura que irá ficar certamente marcada na nossa memória e com uma enorme vontade de regressar a estes trilhos fantásticos no próximo ano.

Foto: Fotos do Zé

Foi neste local aprazível que terminaram a prova de trail e da caminhada, os banhos ali ao lado, o almoço com caldo verde, bifana, duas bebidas e onde decorreu a entrega de prémios aos vencedores, quer da geral masculina e feminina quer por escalões.

Este evento de excelência tem tudo para crescer, quer em número de participantes, quer em extensão de quilometragem da prova pois condições humanas e naturais não faltam.

OPraticante.pt associou-se como média partner do evento e estiveram presentes em sua representação os atletas David Silva, Nuno Fernandes e Zina Fernandes.

Quero felicitar toda a organização e em especial o Pedro Tiago Mendes pela maneira simpática com que fomos recebidos e por nos terem proporcionado uma manhã fantástica pelos trilhos.

Da esquerda para a direita, Nuno Simões – Trail da Ladeia, Luis Mendes – Trail da Nexebra, David Silva – CEO de OPraticante.pt – Pedro Mendes – Trail Pedra da Ferida e Zina Fernandes – OPraticante.pt

Trail Pedra da Ferida superou expectativas

No final a organização declarou-nos

O Trail Pedra da Ferida arrancou na sua primeira edição com 260 atletas para os 17km e 160 na caminhada!

Superou as expectativas para uma primeira edição humilde, mas com muita garra de apresentar um bom palco para o trail running!

Foi muito bom que os atletas terem proferido feedbacks no final acerca da qualidade do percurso. Muito trilho, muita água, muitíssima beleza e muito desafio!

Que na próxima edição tenhamos mais interessados em fazer, acontecer connosco e que o desporto na natureza, entre amigos, família e equipa aconteça no Espinhal de novo!

Resultados

Parceiros

Deixe um comentário