Peniche recebe Campeonato Nacional de Pesca Submarina

Campeonato Nacional de Pesca Submarina 2017, será realizado pela FPAS, em Peniche a 8 e 9 de Julho.

Pesca Submarina

A Pesca Submarina é das modalidades subaquáticas mais populares em Portugal e é praticada, exclusivamente, em apneia por milhares de adeptos da competição e com fins lúdicos. Pode ser praticada por atletas de competição de uma faixa etária mais alargada do que o habitual noutras modalidades, para além dos 40 anos.

Habitualmente é usado como equipamento básico a mascara, tubo, barbatanas, fato de mergulho, meias, luvas, cinto com lastro, bóia ou prancha de sinalização, lanterna, entre outros, bem como diversos equipamentos complementares ou de apoio, nomeadamente, embarcação.

Esta modalidade subaquática tem por base a captura em número reduzido de espécies marinhas no seu habitat natural através da utilização de um arpão ou arma, de forma seletiva, protegendo e respeitando as espécies raras ou ameaçadas de extinção.

A Pesca Submarina, por um lado, tem um historial desportivo internacional que data de 1954, aquando da realização da primeira prova internacional oficial de Pesca Submarina organizada em Sesimbra e, por outro, é uma modalidade onde Portugal já foi Campeão do Mundo por equipas e individual, entre outras conquistas relevantes.

Campeonato Nacional de Pesca Submarina

O Campeonato Nacional de Pesca Submarina é organizado pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e conta com o apoio do Clube Naval de Peniche, entre outras entidades locais.

Está prevista a participação de cerca de 40 atletas filiados FPAS que, entre outras condições, tenham frequentado Curso de Mergulho em Apneia Nível P2 ou estejam integrados num Clube Filiado na FPAS em que o Treinador do clube com Título Profissional de Treinador / a de Desporto (TPTD) devidamente qualificado valide a inscrição dos atletas para participarem neste Campeonato Nacional.

O Campeonato Nacional desta modalidade desportiva praticada exclusivamente em apneia será disputado com o apoio de embarcação, em duas jornadas, com a duração de cinco horas cada, e a classificação final será obtida pela soma dos resultados obtidos por cada atleta nos dois dias.

No final de cada jornada, como habitualmente, após as pesagens terá lugar um sorteio dos maiores exemplares pelo público assistente e as capturas são para oferta a uma instituição local de solidariedade social.

Mais informação aqui.

Parceiros

Deixe uma resposta