Plogging marca arranque dos Trilhos dos Abutres 2022

Numa edição que reforça a aposta da organização na sustentabilidade, os Trilhos dos Abutres e a Abutres Trail Running School promovem um evento de plogging – atividade que associa a corrida com a recolha do lixo que se encontrar ao longo dos trilhos que forem percorridos.

Edição dos Trilhos dos Abutres 2022

Evento focado na sensibilização dos mais novos, mas aberto à participação de todos os adultos, com o objetivo de limpar os espaços naturais.

Iniciativa assinala o lançamento da 11ª edição dos Trilhos dos Abutres, uma das provas mais de Ultra Trail mais mediáticas de Portugal, que se realiza de 28 a 30 de janeiro de 2022.

Trail Running

As crianças e jovens vão invadir os trilhos de Miranda do Corvo hoje dia 10 de outubro para uma ação de plogging, atividade que concilia a corrida e a limpeza dos caminhos percorridos. O evento assinala o lançamento da 11ª edição dos Trilhos dos Abutres, uma das mais emblemáticas provas de Trail Running em Portugal, que se realiza de 28 a 30 de janeiro de 2022.

Numa edição que reforça a aposta da organização na sustentabilidade, os Trilhos dos Abutres e a Abutres Trail Running School promovem esta iniciativa em conjunto com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, permitindo juntar alunos das várias escolas do concelho e as suas famílias.

No entanto, a iniciativa é aberta a todos, estando a concentração marcada para dia 10 de outubro, pelas 9h00, no Mercado Municipal de Miranda do Corvo.

A sustentabilidade e o ambiente são uma forte preocupação da organização dos Trilhos dos Abutres.

Por isso promovemos esta ação, que se destina principalmente a crianças acompanhas por adultos, mas em que convida todos os interessados a arregaçarem as mangas para uma recolha de lixo sem precedentes pelos espaços naturais de Miranda do Corvo”, afirma Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica.

Plogging

O plogging é uma nova atividade física

O plogging é uma nova atividade física que procura também deixar o planeta em boa forma: enquanto se corre ou se faz uma caminhada, são também feitas pequenas paragens para recolha do lixo do chão das cidades, do campo ou das praias.

Nesta iniciativa, sem limite de participantes, é possível participar sem correr, focando-se apenas na recolha do lixo encontrado pelos trilhos.

Esta iniciativa de plogging será sucedida por um atelier de trabalhos manuais, orientado pela dupla de artistas “Mar de Experiências”.

As crianças e jovens vão realizar trabalhos manuais com algum do lixo recolhido, procurando sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e a problemática da poluição, com foco na reutilização artística que pode ser feita dos materiais recolhidos.

Plogging

Este atelier destinado apenas para crianças realiza-se na tarde do dia 10, estando limitado a um número máximo de participantes, que confirmarem a sua inscrição em artschool.miranda@gmail.com.

Os trabalhos realizados neste atelier vão ficar expostos na Expotrail, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no decorrer do evento “Trilhos dos Abutres 2022”.

Para a 11ª edição, queremos levar a consciencialização ambiental ainda mais longe.

A par de várias iniciativas que iremos implementar com vista a tornar o evento ainda mais sustentável, pretendemos acima de tudo, educar as novas gerações, pois o futuro a elas lhes pertence”, conclui Tiago Araújo, o presidente da Associação Abutrica.

Informação sobre os Trilhos dos Abutres.
Página do evento
Instagram.

Parceiros

Deixe uma resposta