Portugal garante promoção ao Grupo I
Portugal garantiu a promoção ao Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, após o triunfo de João Sousa sobre o bielorrusso Uladzimir Ignatik, no primeiro de dois encontros do último dia da eliminatória em Viana do Castelo.
João Sousa garantiu o triunfo sobre Ignatik pelos parciais de 6-1, 6-1 e 6-4, em uma hora e 41 minutos.
O número um português fechou o encontro no segundo “match-point” de que dispôs, o primeiro dos quais em vantagem por 5-3. João Sousa não conseguiu concretizar e acabou por ceder o jogo a Ignatik.
A seleção portuguesa aumentou assim a vantagem sobre a Bielorrússia, ficando 3-1.
Para encerrar a ronda, o “capitão” de Portugal, Nuno Marques, decidiu substituir Gastão Elias por Rui Machado, no encontro com Egor Gerasimov, jogado à melhor de três partidas.
Portugal regressa ao Grupo I, após a despromoção em 2014, na Rússia.
Ultima ronda com Bielorrússia termina com 3-2 a favor de Portugal
A seleção de Portugal, promovida ao Grupo I da Taça Davis, cedeu no último encontro da receção à Bielorrússia, em Viana do Castelo.
Rui Machado (254.º no “ranking” ATP) venceu a primeira partida frente a Egor Gerasimov (302.º), porém não conseguiu evitar que o bielorrusso fechasse o embate com uma vitória, por 6-7 (3), 6-1 e 6-4.
O embate entre o tenista português e bielorrusso teve duas horas e dois minutos de duração.
Com o triunfo no quarto encontro individual e último da ronda, disputado à melhor de três partidas, Portugal triunfou sobre a Bielorrússia, por 3-2.
Texto de: F.P. de Ténis