PORTUGAL LUTA ATÉ AO FIM CONTRA OS ANFITRIÕES

Foto: FPB

Contra a 9.ª melhor seleção do mundo (5.ª na Europa), numa Arena de Riga completamente lotada (e com um ambiente infernal), Portugal “Os Linces” de Mário Gomes bateram-se até ao final.

Aconteceu no quarto jogo do Grupo A do EuroBasket 2025, frente à anfitriã Letónia de Kristraps Porzingis (o TLC Man of the Match).

Portugal pecou apenas no segundo quarto – resultado final de 62-78, com uma grande réplica lusa na segunda parte.

Leia também

TURQUIA IMPÕE A PORTUGAL DERROTA PESADA

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Foto: FPB

Portugal perde contra Letónia no Eurobasket 2025

O duelo não começou particularmente bem: parcial de 6-15 para iniciar o primeiro quarto.

Mas os portugueses reagiram muito bem, tendo diminuído a diferença para 21-23 ao final dos dez minutos iniciais.

Neemias Queta, no frente-a-frente com o ex-colega de equipa, ia firmando o seu nome como MVP luso da partida (terminou com 16pts, 7res – 16val em 18 minutos de jogo).

Foto: FPB

O segundo quarto, contudo, já não correu de feição aos Linces (7-27), que chegaram ao intervalo com uma desvantagem de 22 pontos (28-50).

A partir daí, a forma da equipa foi subindo, como nos habituou no encontro contra a Chéquia e contra a Sérvia, e a segunda parte caiu mesmo para o lado luso, com parciais de 15-15 e 15-7.

Rafael Lisboa esteve muito bem atrás da linha de três pontos (3/5), tendo terminado com 15 pontos e 15 de valorização (mais três assistências).

Cândido Sá e Travante Williams chegaram ambos aos oito pontos marcados.

Foto: FPB

Oitavos decidem-se esta quarta-feira

A luta pelos oitavos de final continua quarta-feira, com o derradeiro duelo frente à Estónia.

Pelas 14h15, Portugal entrará em campo com um só objetivo: vencer e avançar para a fase a eliminar do quarto EuroBasket da sua história.

De frisar que Miguel Queiroz chegou às 125 internacionalizações neste jogo, cimentando o seu posto como o sexto jogador mais internacional de sempre.

O capitão volta a entrar em campo dia 3, para chegar às 126 e avançar na lista dos mais internacionais por Portugal.

Portugal
Mário Gomes – Selecionador Nacional – Foto: FPB

“…vamos lutar até ao último dia…” Mário Gomes

Mário Gomes em discurso direto:

Antes de falar do jogo, só dizer que viemos com um objetivo específico, de qualificar para os oitavos, e uma coisa sabemos: vamos lutar até ao último dia. Estamos vivos.

Sobre o jogo, estivemos mal na primeira parte, especialmente a defender a bola, permitimos alguns lançamentos abertos, e é muito difícil de recuperar daquela percentagem.

Tivemos uma má eficácia de lançamento na primeira parte, e com aquelas percentagens não é possível vencer a este nível.

Na segunda parte mudámos alguma coisa, particularmente na defesa, marcámos alguns lançamentos, mas a Letónia também defendeu melhor.

O resultado é o resultado, nunca é bom perder, mas tudo se vai decidir na quarta-feira

Portugal
Foto: FPB

Rafael Gomes em discurso direto:Estivemos mal na primeira a parte a defender, deixámo-los ganhar confiança a lançar, e isso com estas equipas depois torna-se difícil de as parar.

Lutámos até ao fim, tivemos um bom último quarto.

Mas tudo o que posso dizer que a equipa de Portugal que jogou no último quarto é a equipa que vai jogar no último jogo [da Fase de Grupos], com o mesmo esforço.

Parceiros

Deixe um comentário