Canárias-Madeira uma Regata Emblemática

A 20ª edição desta regata emblemática da XX Regata Internacional Canárias-Madeira inicia-se hoje terça-feira, dia 4 de setembro, ligando a Ilha de La Palma (Canárias) e a Ilha da Madeira num percurso de cerca de 242 milhas náuticas (cerca de 450 km).

O Evento é coorganizado pelo Clube Naval do Funchal e o Real Nuevo Clube Náutico de La Palma. Pela primeira vez, a largada é dada na Ilha de La Palma, no dia 4 de setembro, com chegada prevista ao Funchal a partir do dia 6 de setembro.

Madeira

O Clube Naval do Funchal vai participar na competição através do iate ‘Solitude’ do Eng. Vasconcelos e Sá levando a bordo o ex-Chefe do Estado Maior da Armada – Almirante Fernando Melo Gomes (figura muito conhecida na Marinha e ligado à NATO como comandante durante largos anos) e um Confrade da Confraria Europeia de Vela – Sr. Carlos Bleck.

Uma das novidades da edição deste ano, é a implementação de um Sistema de Localização (tracking) permanente em todas as embarcações participantes, permitindo à organização e aos aficionados da Vela, saber a localização da frota e as suas velocidades. Este avanço tecnológico surge devido à política de inovação que a direção do CNF quer implementar de forma transversal a todas as ações do clube e eventos.

Sistema de Localização (tracking) – acompanhe aqui.

Uma responsabilidade e compromisso a realização da Regata Internacional Canárias-Madeira

Maria do Livramento Silva – Vice – Presidente do Clube Naval do Funchal, declarou na apresentação“É uma honra apresentar a edição nº20 da Regata Internacional Canárias – Madeira, uma regata que é já uma tradição e uma herança do Clube Naval e que representa um importante intercâmbito social, turístico e desportivo, entre o arquipélago da Madeira e de Canárias através de uma modalidade tão emblemática para os ilhéus como é a vela de cruzeiro.

Neste momento estão confirmadas 25 embarcações das quais 9 são madeirenses, o que nos deixa muito satisfeitos pela participação dos velejadores madeirenses nesta prova sendo as restantes 16 espanholas. A largada será dada amanhã, pelas 12h00 de La Palma e deverão começar a chegar à Marina do Funchal as primeiras embarcações na próxima quinta-feira.

Para finalizar resta dizer que, para o Clube Naval do Funchal, manter a tradição deste evento náutico é uma honra, mas também uma grande responsabilidade e compromisso a realização deste evento.

“600 anos de descoberta do Arquipélago do Porto Santo e da Madeira”

Gostaria de começar por agradecer o desafio que nos fizeram de associar este evento às celebrações dos 600 anos de descoberta do Arquipélago do Porto Santo e da Madeira, é uma oportunidade de projetar a região como local para a realização de eventos desportivos, sobretudo eventos náuticos, ligados ao mar.

Acrescentando “Mas também uma oportunidade para dinamizar a nossa economia local não só através dos membros das tripulações que se deslocam dos seus familiares e visitantes mas também da própria população, e por isso mesmo podem continuar a contar com o apoio do Governo Regional para a dinamização destas iniciativas que no fundo projetam a Madeira, enquanto destino ativo, enquanto local privilegiado para realização de eventos desportivos ligados ao mar.” declarou a Secretária Regional do Turismo e Cultura – Paula Cabaço

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Foto: Clube Naval do Funchal

Parceiros

Deixe uma resposta