Rio Guadiana no seu auge nos Trilhos Terra do Pão

No dia 09 de abril 2017 realizou-se a 1ª Prova da Taça de Maratonas BTT – CPC de Beja 2017, onde incluiu o V Passeio BTT – Trilhos Terra do Pão na lindíssima vila da Salvada, que foi uma freguesia portuguesa do concelho de Beja, com 59,64 km² de área.

União em torno de uma causa “Centro de Paralisia Cerebral de Beja”

As associações BTT Figueirense, Trigaches Sempre A’brir, Veloclube “Os Leões”, BTT de Olhas, Btt Rota do Medronho – Almodôvar, Clube Cuba Aventura, BTT Despertar, GDC Mombeja, BTT Baleizão e BTT Salvada, organizam uma Maratona da Taça de Maratonas BTT CPC Beja, sendo que o organizador oficial é o Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB).

Logo bem cedo já notava alguns participantes nos últimos preparativos às suas “máquinas”, o levantamento dos dorsais decorreu sem incidentes, havendo dois locais distintos para quem iria participar na Taça de Maratonas de Beja e para quem vinha desfrutar de uma bela amanha de BTT.

O azar dos furos

Padrinho “Hugo Espigão” não teve a sorte que desejava nesta 2º participação, logo nos primeiros trilhos teve um problema com o pneu traseiro não conseguindo remendar e terminando a sua prestação nesta V Passeio BTT – Trilhos Terra do Pão.

Hugo Espigão

Mas como é hábito, nestes casos não se pode ir a baixo, toca a levantar a cabeça e seguir para futuras provas e rumo a novos objectivos, é o que o Hugo Espigão já nos habituou.

Nesta 1ª Prova da Taça de Maratonas BTT – CPC de Beja 2017, ficamos com alguns rescaldos dos vencedores.

Helena Morais “Adorei a minha estreia”

Helena Constantino Morais vencedora Elites Femininas da meia maratona da taça de Beja, referiu que adorou a sua estreia nesta V Edição dos Trilhos Terra do Pão.

Este ano o meu grande objectivo foi lutar pela vitória no meu escalão, mas tinha a noção que teria opositoras de grande nível, trabalhei e lutei por esse objectivo, até as pernas não darem mais, e consegui concretizá-lo“.

Para finalizar “Foi uma manhã magnífica com a temperatura e o tempo a ajudar, onde tive de tudo, single tracks, subidas, estradões, pedras, tudo e mais alguma coisa, até tive um furo, que consegui solucionar a tempo e colocar-me novamente nos trilhos“.

Luís Martins “Fiquei surpreendido com esta maratona”

Vencedor da Maratona Luís Martins confidenciou-nos ter ficado surpreendido com esta maratona.

Foi um inicio rápido, rolante e plano, com um grupo grande a circular nos primeiros quilómetros, segui durante a primeira hora no grupo, devido a ainda não me encontrar na melhor forma, também devido ao esforço no dia anterior“.

Referiu “Segui num grupo até á divisão dos percursos, tendo ficado sozinho e depois foi gerir até ao final“.

Para concluir “Mencionar que ao longo do percurso houve imensos postos de água, neste Alentejo quente, é bastante importante nesta modalidade, os abastecimentos líquidos. É de salutar o prazer, que a população desta vila tem pela prática do BTT, devido a existir pessoas durante todo o percurso, em locais bastantes ermos e furtivos, a puxar pelos participantes“.

Objectivos para 2017

Questionado pelos seus objectivos, narrou-nos que o seu principal é a 7ª edição do troféu Ultra Series 2017 e a Taça de Portugal XCM 2017, sendo que no dia anterior tinha dado inicio da competição, SRP 160 Serpa, percorrendo cerca de 160km, onde andou cerca de 7 horas em cima da bicicleta.

Deixar um agradecimento há organização, fui bastante bem recebido e quiçá regressar no próximo ano a esta vila alentejana, onde no dia anterior andei de um lado do Rio Guadiana e hoje, na competição andei no lado oposto.

Classificações:

Maratona 70km

Luís Martins – TransforFátimabtt foi o vencedor, seguido de Luís Jorge – Casa Benfica Almodôvar BTT, em 2º lugar e em 3º João GarciaBTT C.C. Cumeadense.

Meia Maratona 45km

Venceu Luís MorgadoNutrimania SN, Fábio RosadoBeja Bike Store, ocupou o lugar imediato e o seguinte foi obtido por Hélder Silva360ºBike-Trail/Mundimat.

Em femininos Helena Constantino – Divas do Pedal / C.R.C.Olhas venceu, Andreia Bernardo – St. Catarina e Vitória Vieira – Individual, completaram o pódio em 2º e 3º lugar.

Geral da Maratona Taça de Maratonas BTT – CPC de Beja 2017

1º Luís Jorge, 2º Nuno Rodrigues, ambos a representar a Casa Benfica Almodôvar BTT e em 3º José Moura – BTTTrigo /BejaBikeStore

Geral Meia Maratona

1º Luís Morgado – Nutrimania SN, 2º Fábio Rosado – Beja Bike Store, 3º Helder Silva – 360ºBike-Trail/Mundimat

 

Para finalizar

Não querendo repetir o que foi dito pelos participantes, mas esta V edição Trilhos terra do Pão, foi mais um sucesso, onde proporcionaram um trajecto ousado e com diferentes graus de dificuldade, tendo um pormenor, existiram partes do Rio Guadiana secos, que colocaram mais alguma dificuldade no percurso, colocando há prova aptidões físicas dos participantes.

Como já é hábito neste evento, as excelentes marcações, quem se enganou foi por aselhice ou distracção, o trabalho de casa desenvolvido, que se notou novamente ter sido efectuado no terreno, com singles Track soberbos, para rematar um belo almoço convívio, que serviu para recompor as energias gastas no percurso e colocar as conversas em dia.

Louvar o apoio médico

È de louvar o verdadeiro apoio dos profissionais médicos, numa prova desta envergadura estarem nos locais mais perigosos, salvaguardando uma queda ou algo que possa correr mal.

Há organização pede-se que continue o esforço, dedicação, a alma por estas modalidades, ao mais alto nível e todos os anos delicie os praticantes do BTT com este nível de prova.

Ainda de mencionar e dar o devido valor a jovens que desde novos iniciam a pratica desta modalidade por exemplo João Mestre, da equipa Secção BTT Casa do Povo da Salvada, um jovem com apenas de 11 anos, que se aventurou nos 45km fazendo 3H05 m.

Horácio Correia representou a equipa de OPraticante.pt/BTT Algarve Maniacs

OPraticante.pt numa parceria com a equipa BTT Algarve Maniacs, esteve presente na meia maratona, representado por Horácio Correia, em mais uma boa prestação deste atleta, que tem vindo a evoluir bastante, obtendo o 14 º Veteranos A.

Mais fotos aqui e aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Horácio Correia
Fotos: Carina Sousa

Parceiros