Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Rochele Nunes conquista Bronze, na cidade do Amor

O Grand Slam de Paris 2020 terminou este domingo, 9 de fevereiro, após 2 dias de combates entre a Elite Mundial do Judo, destacando-se na representação portuguesa Rochele Nunes.

Neste último dia da prova, o ‘AccorHotels Arena of Bercy’ recebeu 5 Judocas Portugueses:

Rochele Nunes conquistou a Medalha de Bronze

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes conquistou o primeiro triunfo ao ultrapassar a cazaque Kamila Berlikash, por acumulação de ‘shidos’. Continuou a somar vitórias, eliminando a atleta da casa, Anne Fatoumata M’Bairo (nº13 de Ranking Mundial), por ‘ippon’ e a porto-riquenha Melissa Mojica, por acumulação de ‘shidos’.

Alcançou o quarto triunfo nos quartos-de-final, perante a argelina Sonia Asselah (Campeã Africana em 2017), por acumulação de ‘shidos’.

A portuguesa cedeu na semifinal, por ‘ippon’, contra a Campeã Europeia Maryna Slutskaya, da Bielorrússia.

No seu último e derradeiro combate, perante a nº10 do Ranking Mundial, Nihel Cheikh Rouhou (Campeã Africana), a portuguesa começou a perder por ‘wazari’, mas reagiu, empatando o confronto com um ‘wazari’ e alcançando o ‘ippon’ contra a tunisina no último segundo do tempo regulamentar.

Com este resultado, Rochele Nunes conquistou a medalha de Bronze.

Rochele Nunes
Rochele Nunes

Bárbara Timo termina num honroso 5º lugar

Bárbara Timo (-70 kg) eliminou Alina Boehm no seu primeiro combate, por acumulação de ‘shidos’ da jovem alemã. A Vice-Campeã Mundial somou a segunda vitória contra a nº3 do Ranking Mundial, Sanne Van Dijke, da Holanda, com um ‘wazari’ aos 23 segundos do período de ‘ponto de ouro’. Alcançou o ‘ippon’ em 46 segundos contra a espanhola Maria Bernabeu, na ronda seguinte.

Nos quartos-de-final, sobrepôs-se à nº8 do Ranking Mundial, Anna Bernholm, da Suécia, com um ‘wazari’, após quase quatro minutos de ‘ponto de ouro’. Encontrou a ‘campeã em título’ do Grand Slam de Paris, Yoko Ono, na semifinal. Após 2 minutos de combate, a japonesa conseguiu pontuar o ‘ippon’.

No bloco de finais, perante a britânica Gemma Howell, verificou-se mais um confronto equilibrado e decidido no período de ‘ponto de ouro’, com a portuguesa a somar o terceirdo ‘shido’.

Com este resultado, Bárbara Timo termina num honroso 5º lugar.

Bárbara Timo

5º lugar para Anri Egutidze

Anri Egutidze (-81 kg) estreou-se na terceira ronda da prova, onde derrotou o sueco Robin Pacek, por ‘ippon’. Somou a segunda vitória contra o canadiano Etienne Briand, por acumulação de ‘shidos’ do Vice-Campeão Panamericano.

Nos quartos-de-final, após um confronto equilibrado contra Kamoliddin Rasulov, do Uzbequistão, Anri alcançou o ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’, após 8 minutos de combate. Encontrou o nº2 do Ranking Mundial, Matthias Casse (Campeão Europeu e Vice-Campeão Mundial) na Semifinal. Apesar do esforço do jovem português, o belga conseguiu o ‘ippon’ e avançou para a final.

A luta pelo Bronze, contra o canadiano Antoine Valois-Fortier, foi marcada pelo equilíbrio e decidida em período de ‘ponto de ouro’, onde Anri Egutidze somou o terceiro ‘shido’, terminando no 5º lugar.

Campeão Mundial Jorge Fonseca caiu nos Oitavos-de-final

De regresso ao circuito Mundial, o Campeão Mundial Jorge Fonseca (-100 kg) derrotou Adnan Khankan, que atua com a bandeira da Federação Internacional de Judo, por ‘ippon’, na sua estreia na prova.

O atleta Luso encerrou a sua prestação nos oitavos-de-final, não conseguindo superar o Campeão Europeu, Arman Adamian, da Rússia, que venceu por ‘ippon’. Com este resultado, Jorge Fonseca terminou em 9º lugar.

Oitavos-de-final encerraram participação de Yahima Ramirez

Na categoria –78 kg, Yahima Ramirez eliminou Shu Huei Hsu Wang, da Taipé Chinesa, por acumulação de ‘shidos’, no seu combate inaugural.

Nos oitavos-de-final, a portuguesa não conseguiu ultrapassar a russa Antonina Shmeleva, cedendo por acumulação de ‘shidos’. Com este resultado, Yahima Ramirez alcançou uma honrosa 9ª posição.

Telma Monteiro

Telma Monteiro impedida de combater pelo Bronze

Recordamos que no primeiro dia da prova, Telma Monteiro (-57 kg) somou 3 vitórias no seu caminho até à semifinal, onde foi desqualificada aos 58 segundos do confronto contra a mongol Sumiya Dorjsuren.

Telma Monteiro ficou igualmente impedida de combater pelo Bronze com a japonesa Momo Tomaoki, terminando na 5ª posição.

Página da Federação Portuguesa de Judo.

 

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta