Rota do Entrudo 2015

A Rota do Entrudo, em Lazarim – Lamego, captou a atenção de inúmeros caminheiros, oriundos de várias localidades do país. Por essa razão, alinharam à partida, junto ao coreto de Lazarim, dezenas de pedestrianistas.

No início, a chuva fez-se sentir, mas ao longo do percurso praticamente desapareceu. Assim, levados pelos caminheiros Hélder Silva e Hélder Fontinha, o grupo subiu até à localidade de Parafita, fazendo mais à frente, junto à ribeira de Mases, uma paragem para um breve descanso e rumando, de seguida, até a aldeia com o mesmo nome, onde o afável povo os acolheu, trocando saudações.

Já em Lazarim, onde chegaram pelas 12h:00, os caminheiros foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Adérito Vaz, que os presenteou com uma mesa recheada com algumas iguarias regionais. Esta vila possui um dos mais típicos e genuínos entrudos de Portugal, famoso pelas máscaras de madeira esculpidas por hábeis artesãos, com as quais dissimulam o rosto, visando alimentar a rivalidade entre os sexos, associando-lhe também alguma crítica social.

De regresso às suas viaturas, os caminheiros despediram-se com encontro marcado para as próximas caminhadas agendadas, a saber:

1 de Março – Trilhos de Ferreiros, organização da Associação C. D. Amigos de Ferreiros

8 de Março – Rota das Aldeias Perdidas – organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego – inclui passagem pela nascente do rio Varosa. Toda a informação de que necessita para participar neste evento estará disponível, brevemente, em www.tenisclubelamego.com, onde poderá também ver as fotos da Rota do Entrudo, da autoria do caminheiro Hélder Fontinha.

Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Inovterra – Associação para o Desenvolvimento local; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.

Parceiros

Deixe uma resposta