Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Rota dos Moinhos, um trail em terra de tradições

Albergaria-a-Velha, terra de tradições de água, pão e moinhos, memórias que a história vai carregando, levou à criação da “ Rota dos Moinhos ” deste concelho.

Rota dos Moinhos

O moinho era um dos lugares centrais na vida de uma comunidade rural, onde as memórias de outrora continuam bem vivas nos rituais diários dos moleiros e no girar interminável das suas mós e rodízios.

Embora existam engenhos em todo o concelho, é ao longo do rio Caima que temos as unidades de maior expressão e importância, uma vez que o caudal mais estável permitia uma laboração permanente. Contudo, também nos rios Fílveda e Jardim, nas ribeiras de Albergaria-a-Velha, Fontão, Frias e Mouquim e nas inúmeras corgas e valas de todas as freguesias, se encontram vestígios ou registos de mais de três centenas e meia de moinhos, indiciando a importância que a atividade moageira teve na região.

Pelas centenas de moinhos existentes, a tradição de fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e, ainda hoje, esta é uma área de grande expressão no concelho, uma vez que este se trata de um concelho onde não só existe pão tradicional, mas cuja produção sempre esteve presente no quotidiano da sua população.

Trail Rota Moinhos – Albergaria-a-Velha

O Trail irá ter início na Freguesia de Ribeira de Fráguas, mais concretamente em Telhadela, no Pavilhão do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela.

A partir daqui os participantes terão que percorrer um conjunto de trilhos, levadas, leitos de rios e caminhos florestais, que os levarão a conhecer as margens do Rio de Telhadela, até a um antigo lagar de azeite.

Depois do Lagar, iremos subir até Vilarinho de S. Roque, aldeia mais serrana e interiorizada do concelho, localizada numa encosta de densa vegetação e beleza contagiante dada o seu enquadramento natural, e onde iremos encontrar os moinhos e açudes do Rio Fílveda, percorrendo as suas margens até ao Parque dos Moinhos do Rancho de Ribeira de Fráguas.

Rumo à Quinta da Boa Vista/Torreão, em Albergaria-a-Velha, os participantes passaram por trilhos entre terrenos agrícolas e as margens do Rio Filveda, até chegarem ao local onde este encontra o Rio Caima, na aldeia de Valemaior.

Trail Longo Rota Moinhos

Os participantes do Trail Longo terão, a meio do percurso, uma subida que os vai levar à zona das ruínas da Capela do Senhor dos Milagres, mais conhecida como Capela Ardida, onde serão presenteados com uma magnífica vista sobre as Serras do Arestal e Caramulo, a Ria de Aveiro e o mar.

A Caminhada para este irá ter um percurso distinto dos anos anteriores, que nos levará a passar pela Ribeira de Albergaria, Tanques da Fonte da Bica, Parque de merendas do Estuval, passando por caminhos florestais que nos conduzirão até ao Moinho de S. Marcos, onde termina a caminhada mais pequena. A caminhada grande seguirá em direção ao Moinho do Ti Miguel, Moinhos da Cova do Fontão, passando pela Ribeira do Fontão, e termina no Largo da capela da Nª. Srª. do Carmo.

Festival do Pão

Neste contexto, o Evento Rota dos Moinhos vai ser organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, inserido na comemoração do Festival do Pão, no dia 02 de junho, aproveitando o envolvimento que este festival já tem.

Todas as informações poderão ser encontradas:

Inscrições.

Página do evento.

Página do Município de Albergaria.

Página do Festival do Pão.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta